campeão de inverno
LigaNOS
Porto
Sérgio Conceição
Sporting
taça da liga
O lado certo do incerto Conceição
22:38:00Há sempre dois lados, dois pesos e duas medidas. Há o bonito e o feio, o bom e o mau, o justo e o injusto. Sérgio Conceição tem muito disso e, a espaços, somos confrontados com essa "bipolaridade".
Primeiro que tudo, não há grande ciência para explicar o que aconteceu, quem andou lá dentro percebe que perder assim dói, quer seja a final da liga dos campeões ou qualquer "taça da carica". Quando se joga para ganhar, quando se esteve a um passo de vencer e, de repente, sem grande explicação lógica, a vitória nos foge, é difícil suportar nos ombros o peso e aquele maldito vazio da derrota.
É o fracasso a percorrer-nos o corpo e a apoderar-se da alma.
o lado certo do incerto Conceição |
Ontem, o Sérgio carrancudo, durão, contestatário e disciplinador, também estendeu a mão a quem não tinha razões para estender. A quem, com a idade certa para viver a magia do jogo e perceber os seus valores, lhe reconheceu espaço no "seu" imaginário futebolístico. O treinador portista, mesmo sem tirar a máscara de quem perdera o mundo, deu-nos um belo momento de Desportivismo, Civismo e Educação. Nós, na Gola, adoramos isso e era impossível ignorarmos o lado certo do Futebol.
O pior, o chato, o complicado, é que este mundo que tudo sabe, tudo vê e tudo propaga, já tinha reparado naquele Sérgio que passou ao lado da "guarda de honra" que os leões tinham feito. E se a maioria dos seus homens por lá passaram, cabisbaixos, ele não pode contornar o caminho que a vida lhes traça. Ele é o líder, o rosto maior, e quem lidera dá o exemplo. Para sabermos ganhar, também teremos de saber perder. Porque esses são os dois lados inevitáveis do futebol.
Nós, por aqui, guardamos o que de melhor há e tentamos ignorar o que de pior se fez. No nosso jogo, as medalhas são o reconhecimento do esforço e motivo de orgulho, nunca uma arma de arremesso ou um objecto de agressão.
No futebol, quem o faz tem de ser exemplo, não só quando ganha mas também quando perde. São os tais dois lados com que, por muito que não esteja habituado, o Sérgio terá de aprender a lidar.
Tiago
0 comentários