Portugal Sub20 - em busca da glória!

É já domingo que a selecção portuguesa sub20 parte em busca do sonho da conquista mundial. Em terras neozelandesas os jovens portugueses pro...

É já domingo que a selecção portuguesa sub20 parte em busca do sonho da conquista mundial. Em terras neozelandesas os jovens portugueses procuram chegar ao terceiro título mundial depois do sucesso em 89 e 91 com vários elementos da geração de ouro do futebol luso. 


Portugal parte para o desafio como vice campeão europeu sub19, e na primeira fase irá enfrentar Colômbia, Senegal e Qatar. Com pergaminhos na competição Portugal tem sempre de encarar a primeira fase como um obstáculo a ultrapassar, e uma vez na fase a eliminar tentar chegar à final. 
Dos 21 convocados uma boa parte como habitual faz parte dos quadros das equipas grandes, 5 do Benfica, 4 do Porto e 3 do Sporting. É expectável que a equipa tipo de Portugal seja similar à usada no europeu do ano transacto, num 4-3-3 tradicional do nosso pais, composto por André Moreira na baliza, Riquicho na lateral direita, Domingos Duarte e João Nunes a centrais, Rafa a lateral esquerdo. Meio campo comandado pelo capitão Podtawski, com o box to box Guzzo e a estrela da companhia Ronny Lopes. Do tridente ofensivo apenas o ponta André Silva deverá ter lugar seguro, os extremos Ivo Rodrigues e Gelson Martins não deverão coincidir ambos no onze tal como aconteceu no europeu, muito devido à presença na lista de Gonçalo Guedes, a jovem promessa do Benfica não compareceu no europeu devido a lesão e seria agora surpresa não figurar no onze, ficando o outro lugar numa luta acessa entre Gelson, Ivo e Nuno Santos. Dos três o extremo canhoto do Benfica, Nuno Santos foi o que cumpriu uma época mais interessante com grandes exibições e uma dezena de golos na equipa B do Benfica, contudo à partida atribuo ligeira vantagem a Ivo Rodrigues apesar da desilusão que teve no empréstimo ao Vitória de Guimarães onde não se conseguiu impor. Apesar disso o facto de ser um homem de confiança do seleccionador Hélio e um dos batedores de bolas paradas da selecção deve chegar para ser uma das primeiras apostas. O rápido Gelson deve partir um pouco atrás, mas caso seja aposta é também uma flecha apontada à baliza, sendo um jogador à imagem de Bruma (a estrela portuguesa na ultima edição do mundial sub20). 
À partida para lá dos extremos, a grande figura é o 10 Ronny Lopes, com um pé esquerdo divino, finta e capacidade de aceleração acima da média o médio do city será uma das chaves para a campanha lusa, e uma grande presença dos jovens lusos estará ligada a Ronny, que depois do empréstimo positivo ao Lille numa primeira experiência no futebol sénior deixa água na boca para o futuro. 
Depois de Ronny, os olhos terão de estar virados para Nuno Santos e Gonçalo Guedes, mas chamo a atenção também para André Silva e Guzzo. O avançado tem tido um registo assinalável enquanto marcador de golos nas seleções jovens, nas ainda não é um ponta de lança como há muito se procura no futebol português, tem de aprimorar a capacidade de finalização e ser mais letal apesar da boa técnica que possui. Guzzo é um médio moderno com uma excelente capacidade de passe, não será jogador para sobressair mas é daqueles que raramente joga mal podendo estar no futuro na linha de jogadores como Tiago ou Moutinho.
Portugal parece estar bem apetrechado para responder ao desafio mundial, com melhores centrais que há 4anos o que conta bastante no futebol jovem, os handicaps poderão ser alguma desvantagem a nível físico, jogo aéreo e a falta de competição nas primeiras ligas, para além de Ronny mais ninguém figura nas principais equipas, excepção feita a Janio Bikel que se apresenta como um desconhecido no grupo depois de ter conquistado a titularidade no heereven, o médio deve ser uma alternativa aos homens do meio campo. Estes são factores que foram bem evidentes na final do europeu 2014, onde a Alemanha venceu com um golo do agora benfiquista Muktar e se revelou uma equipa mais madura a todos os níveis. 
Uma das desilusões que achei na convocatória foi a não aposta em Ruben Neves para a categoria sub 20, seguramente vai figurar no euro sub21 e até será titular, mas uma presença nos sub20 elevava a categoria da equipa e até a nível pessoal podia ser importante para o jogador experiênciar e crescer com a responsabilidade de ser jogador chave e não queimar etapas tão rapidamente (relembrando,há um ano Ruben jogou o euro sub17). Pessoalmente acredito que para um dia vencermos no futebol sénior será mais fácil se adquirirmos rotinas de vencedores no futebol jovem, dai achar que os melhores possíveis deviam estar na competição, e como nos sub21 há mais soluções e Ruben apesar de toda a sua qualidade não sobressai tanto como poderia sobressair nos sub20 julgo que seria mais interessante a aposta nos sub 20 ter o nome do médio portista nos eleitos.
Já em terrenos oceânicos portugal enfrentou em jogos de preparação os também candidatos Brasil e Gana, vencendo por uma bola os africanos e perdendo com os americanos por 1-0.
Num balanço final das expectativas pré mundial, esta é uma equipa que reúne a qualidade suficiente para fazer uma excelente prova e discutir a vitória final, que seria importante para chamar aos jovens nacionais a responsabilidade do futuro do campeonato português.

BrunoAFNunes 


You Might Also Like

0 comentários