Notas soltas: Clássicos, escorregões e já há campeões

O fim de semana é a explosão futebolística que leva qualquer fã à loucura. Golos a pontapés, derrotas surpreendentes, lances de génios e mom...

O fim de semana é a explosão futebolística que leva qualquer fã à loucura. Golos a pontapés, derrotas surpreendentes, lances de génios e momentos bizarros. A Gola, nesta publicação denominada "notas soltas", faz um resumo do que se passou por esse mundo fora.


A figura do fim de semana: Mario Gomez! 3 golos em 7 minutos

Foto: espnfc.com

Portugal: Liga NOS: Empate dos da frente, um chegar à frente leonino e deslize na Pedreira

Por cá jogou-se o Clássico Benfica - Porto. Os encarnados, líderes com um ponto de avanço, recebiam os Dragões, segundos classificados, na esperança de afastar o adversário da luta. Com uma grande penalidade logo aos 9 minutos de jogo, convertida por Jonas, as águias pareciam levantar voo para a vitória. Todavia, fruto de um Óliver inspirado, um Brahimi em noite sim e um Casillas quase intransponível, o Porto lá conseguiu arrancar um ponto precioso no Estádio da Luz, fruto de um golo de... Maxi Pereira. Posto isto, tudo igual no topo da nossa liga.


uma análise d`A Gola ao golo portista

Outros destaques: O Sporting venceu em Arouca, de virada, num jogo e exibição muito pobre (na segunda parte a equipa leonina nem chutou à baliza - perante um Arouca inconsequente; O Braga, depois de estar a vencer, em casa, por 3-0, lá cedeu um empate frente ao Marítimo e foi apanhado no 4º lugar pelo seu rival Vitória. De referir ainda a vitória do Feirense, em Belém, que permite à equipa de Santa Maria da Feira alcançar um fantástico 9º lugar. Uma recuperação fascinante a fugir a qualquer fantasma da despromoção!


Espanha: La Liga: Sevilla patina e fica para trás. Eibar marca que se farta e Valência respira

Real Madrid, Barcelona e Atlético venceram, sem surpresas. Destaque para o empate caseiro do Sevilla e a "pequena crise" que o clube andaluz atravessa, uma vez que já não ganha há 4 jogos. O instável Valência lá venceu, teve golo português, de João Cancelo, e uma data de assobios na hora de festejos. O jogador, depois de mandar calar o estádio, lá reconheceu o acto e pediu desculpas. Destaque para o Eibar, que fruto da vitória no El Madrigal, ocupa um surpreendente 8º lugar e ainda sonha com a Europa.


França: Ligue 1: Payet não bastou, Sérgio Conceição respira saúde e o primeiro Troféu para os príncipes de Paris.

No campeonato francês, destaque para mais uma vitória do Nice, desta vez por 2-1 sobre o Bordéus. Os pupilos de Lucien Favre mantêm-se em 3º, cada vez mais estáveis, e recusam perder o comboio dos da frente. Marselha e Lyon decepcionaram e cederam 2 pontos cada. Exigia-se mais ao Marselha, em casa, frente ao Dijon. O golo de Payet não foi suficiente. Destaque ainda para o Nantes de Sérgio Conceição: vitória caseira e um 9º lugar tranquilo, longe dos sobressaltos. Grande trabalho do técnico português.

Houve ainda final da Taça da Liga. Frente a frente os dois primeiros: o todo poderoso PSG frente aos jovens e talentosos monegascos. 4-1 para os da capital. Leonardo Jardim falhou o primeiro título em França mas promete fazer de tudo para ser campeão.



Alemanha: Bundesliga: Passeio em Munique, empate do Dortmund e jogaço em Leverkusen

O Bayern venceu, em casa, o Augsburgo por 6-0. Nada de novo. O Dortmund não foi além de um empate forasteiro frente ao Schalke, Lipezig e Hoffenheim venceram e completam o pódio, ao lado do Bayern. Destaque para o jogaço em Leverkusen, onde um solitário Mario Gomez (hattrick) quase venceu o Bayer. Um final de jogo dramático!

Os bávaros e uma espécie de Tiki Taka

Itália: Serie A: Jogo grande em Nápoles, aproximação da Roma, vitória de Paulo Sousa e uma Atalanta impiedosa!

A Juve até esteve em vantagem, mas Hamsik não deixou que a Vecchia Signora viesse com os 3 pontos. A Roma aproveitou e fica agora a 6 pontos da liderança. Paulo Sousa venceu o Bolonha, por 1-0 e a Atalanta continua na senda europeia, desta vez com uma goleada (5-0) no terreno do Génova!



Inglaterra: Premier League: Uma jornada onde quase todos se recusaram ganhar, o Tottenham aproveitou, a cidade de Liverpool parou e Marco Silva respirou de alivio.

Os blues, depois de entrarem a ganhar, acabaram por perder frente ao Crystal Palace. Se isso já era motivo para choque, que mais há a dizer quando a equipa de José Mourinho tropeçou novamente em Old Trafford, num 0-0 desolador. O Tottenham fez pela vida e encurtou a diferença para o Chelsea para 7 pontos. O Liverpool venceu o velho rival, da mesma cidade, o Everton e procura ganhar pontos à molhada. O Arsenal recebeu o City, de Guardiola, e não foi além de um empate a 2 bolas.



Destaque para o Leicester, que já vai com 4 vitórias consecutivas! Já o Hull, do técnico português, até venceu o West Ham, por 2-1, mas ainda vai travando uma guerra com os adversários imediatamente seguintes, uma vez que ocupa lugar de descida.

Por fim,
Parabéns ao Celtic! Faltam 8 jogos para o campeonato escocês acabar mas a vitória é certa! Os leões de Lisboa são campeões pela 6ª vez consecutiva. A ver vamos se Pedro Caixinha, novo treinador do Rangers, conseguirá, num médio-longo prazo, ser o responsável pelo fim da hegemonia dos verdes.

Na Holanda o Ajax venceu o líder Feyenoord e o campeonato está ao rubro! Ao rubro ficou também o estádio com a bomba de Schone. Mas foi do México que nos chegou, muito provavelmente, o melhor golo do fim de semana. Pouco há a dizer, ora vejam:




Tiago Carvalho


You Might Also Like

0 comentários