Raio X: Falaye Sacko

Depois de ver os dois jogos entre o VSC e o SLB, existiam vários jogadores em destaque, mas vou falar de Falaye Sacko que mostrou pormenores...

Depois de ver os dois jogos entre o VSC e o SLB, existiam vários jogadores em destaque, mas vou falar de Falaye Sacko que mostrou pormenores interessantes.



Falaye Sacko tem 23 anos 1m80 joga a defesa direito é destro, nasceu no Mali e chegou a Guimarães em 2018 tendo contrato até 2022.

Neste primeiro lance quero destacar a atitude do jogador que, perto do final do jogo, tem esta acção.


Neste video podemos ver que o espaço entre o central do Benfica e o lateral  é enorme. Felaye sem perder a posse de bola procura combinar ou colocar a bola no espaço que está livre, para isso, chama o avançado Estupiñan (salvo erro), que não aparece para combinar. Sacko não perde a bola, passa para trás e continua a gesticular com o seu colega para ele atacar aquele espaço. Esta situação revela entendimento do jogo e de como ele sabe que o ataque ou a ocupação daquele espaço iria provocar desequilíbrios na equipa encarnada. Quero também realçar que esta acção decorre já perto do minuto 90, altura em que, normalmente, os jogadores procuram cruzar desesperadamente para a área, à espera de um milagre...

Outro lance merecedor de realce é este: o vimaranense ocupa muito bem o espaço defensivo, onde faz a intercepção de um passe, e parte para transição. Esta recuperação de bola é precedida de um ajuste onde tomou duas decisões interessantes: primeiro tenta limitar a progressão interior ao encostar-se a Cervi, onde se pode também alegar que foi atraído para o homem, e depois vai fazer contenção a Pizzi, cortando a profundidade de Cervi e recuperando a bola


Quando sai em transição não procura jogar longo, visto que estamos no minuto 79 e está a perder mas pretende combinar com Guedes, que segura a bola e devolve a Sacko. Guedes, que é parte fundamental da jogada, vai fazer um movimento interior arrastando a marcação do central/médio atacando em seguida o espaço. Sacko por sua vez, sempre de cabeça levantada, contemporiza e, ao ver a movimentação, faz um passe que dá origem a um lance que podia ter provocado estragos. Bem o central encarnado ao antecipar-se e a ganhar o lance.

O Terceiro lance que quero destacar é ao minuto 76, onde faz uma boa recepção
e procura o espaço que está no interior. Em condução ultrapassa a linha média do Benfica, atrai Grimaldo e solta no colega que está sozinho, para este poder dar seguimento ao lance.


Sacko também procura combinar por dentro, e consegue ganhar a profundidade, como se pode ver neste lance.


Depois de perder a bola, também noto a preocupação de a recuperar rapidamente - a chamada reacção à perda, condicionando a actuação de Jardel obrigando-o a bater longo e permitindo à sua equipa ganhar novamente a posse de bola.

Sacko não tem só virtudes, para além de ter algumas limitações técnicas, outra das limitações no seu jogo, a meu ver, é a sua capacidade para cruzar.



Na minha opinião esta sua fraqueza torna-se uma virtude. Uma virtude porque, quando ele procura dar ao jogo mais critério através do passe, em vez do vulgo acto de cruzar, faz coisas fantásticas, como se pode ver pelo video seguinte:



Para além disso, tem capacidade para aguentar a pressão do adversário. Este é outro aspecto positivo no seu jogo. Aqui, tenta contornar a pressão e não perder a bola de forma fácil.




Esta análise é apenas sobre a vertente ofensiva do seu jogo e carece de melhor análise dos momentos defensivos, todavia, já é reveladora de um jogador que, apesar de estar à vista de todos, corre o risco de passar - injustamente - despercebido.

A Gola está atenta, Sacko!


Uma análise de RC







You Might Also Like

0 comentários