Grupo B - Champions

Começando a nossa análise pelo grupo B, o tricampeão nacional Benfica tem na teoria um grupo com equipas credenciadas mas sem nenhum papão, ...

Começando a nossa análise pelo grupo B, o tricampeão nacional Benfica tem na teoria um grupo com equipas credenciadas mas sem nenhum papão, sendo o nome português aquele com maior prestigio e provavelmente melhor equipa. O Napóles de Sarri é o adversário mais difícil no papel, perdeu Higuain mas soma agora um ano de trabalho com o técnico italiano, Hamsik continua a ser a grande força da equipa, e os "pequenos" Mertens, Insigne ou Callejon são verdadeiros diabretes na frente de ataque. Ainda com a posição de Higuain com o um dono por achar, a posição mais avançada pertence até então a Gabbiadini que desenganem-se os mais cépticos é um óptimo avançado capaz de causar moça em qualquer equipa. Com laterais de pendor ofensivo e centrais fortes, veremos se a equipa do Sul de Itália é capaz de segurar Koulibaly, o gigante senegalês é um pronto-socorro nos transalpinos e um perigo em lances aéreos.

          Do frio do leste chega o Dínamo de Kiev, bem conhecido dos portugueses, principalmente dos portistas, que o ano passado rogaram pragas aos ucranianos, principais responsáveis pelo afastamento precoce do FCP da prova. A grande virtude dos ucranianos será o trabalho de casa continuado pelo treinador e antiga estrela da equipa Rebrov, que retomou a hegemonia do clube no campeonato caseiro. Sem estrelas do calibre do próprio Rebrov ou Shevchenko, a principal estrela é o ucraniano Andriy Yarmolenko, extremo direito de virtuoso pé esquerdo, melhor marcador da equipa na temporada passada com 13 golos. Destaque ainda para o brasileiro Júnior Moraes que soma 4 golos em 5 jornadas do campeonato ucraniano, o central croata Vida e o experiente guarda-redes Olexandr Shovkovskiy, contudo outro olhar mais satisfatorio para as hostes nacionais será a normal titularidade do português Antunes e Derlis Gonzalez, jogadores que passaram por Portugal e não deixaram uma grande marca no campeonato nacional e a perda do central austríaco Dragovic. Uma das vantagens teóricas dos ucranianos será o maior ritmo competitivo por esta altura, uma vez que já somam 5 jogos no campeonato com 5 vitórias, à qual se acrescenta a vitória na supertaça ucraniana em grandes penalidades frente ao Shakhtar. 
              Por fim o pote 4 não foi dos mais agradáveis ao Benfica, já que somou mais um campeão ao seu grupo e uma equipa com alguns nomes bem conhecidos, saltando logo à vista o de Ricardo Quaresma, que com a saída de Mario Gomez, Jose Sosa e Gokhan Tore, ganha papel de maior relevo na equipa. Fruto das saídas abruptas motivadas pela situação politica do pais, não se sabe o que conseguirá valer o futebol dos Turcos, que na época passada apresentaram um futebol de fino recorte, com jogo apoiado e bem trabalhado por Şenol Güneş, homem que liderou a Turquia ao 3º lugar do Mundial em 2002. Sem o panzer alemão, a confiança de Güneş para chegar ao golo passará pelo internacional Turco, Cenk Tosun, que para já bisou na jornada inaugural do campeonato. Outros nomes em destaque nos turcos para além de Quaresma, tem de ser o Turco, Oğuzhan Özyakup médio ofensivo centro e arquitecto do jogo ofensivo dos turcos, criado na Holanda (por quem jogou nos sub 17) e com formação no Arsenal, apontou o ano passado 9 golos e fez 7 assistências na principal liga turca, Atiba Hutchinson médio defensivo do Canadá que é indispensável nos equilíbrios da equipa e o recém chegado Adriano, defesa que fez carreira em Espanha no Sevilha e no Barcelona.                   
                Um grupo sem bónus, mas onde o Benfica tem de fazer valer o seu prestigio e resultados recentes, aparentemente sem acessibilidades o sorteio não foi azarento para os encarnados já que em cada um dos potes havia equipas com bem mais potencial que as que acabaram por sair em sorte, mas ainda assim não vai haver espaço a percalços e duplo descuido num grupo destes pode significar o adeus europeu.



BrunoAFNunes

You Might Also Like

0 comentários