Grupo G - Champions - Um olhar azul

Aí está a Champions! A prova de clubes mais apetecível do mundo arrancou com um sorteio interessante no Mónaco, colocando os três grandes po...

Aí está a Champions! A prova de clubes mais apetecível do mundo arrancou com um sorteio interessante no Mónaco, colocando os três grandes portugueses em situações muito distintas. Se ao Sporting faltou toda a sorte do mundo (bem, não toda, o Besiktas, Mónaco e Celtic eram pote 4!) e tudo o que vier acima do 3º lugar é surpreendente, já o Benfica tem um grupo em que tudo pode correr mal. É o típico grupo em que todas as equipas acreditam que podem passar passar: os turcos e os russos vivem na ideia de que são melhores que todos os outros. Já os italianos são sempre uma incógnita, é certo, mas ninguém gosta de ir a Nápoles...

Viremos as atenções, então, para o FC Porto. O grupo G da Champions 2016/2017 parece ideal para Nuno Espirito Santo motivar o plantel a fazer uma grande campanha. Ao contrario do Sporting, não tem nenhuma equipa acima de si. Ao contrário do Benfica, tem uma equipa que vem com o rótulo de campeão inglês no caminho. E batê-la, por associação, dá ideia que se bateu Chelsea, City, Arsenal, United... Sendo que o raciocínio inverso também é viável. É normal não ganhar ao campeão inglês, certo?
O Leicester é um clube sem história europeia mas com muitas libras no bolso. E todos sabemos como o Porto se dá mal com os ares ingleses. Se retirarmos da equação a noite mágica de 2004 em Old Trafford, o que resta desde então? Chelsea. Arsenal. Chelsea. Arsenal. United. City. Chelsea outra vez... É de facto um registo totalmente desfavorável aos Dragões.  Mas... e se o Leicester não for propriamente desta fibra? É verdade que não perdeu as suas duas luzes no ataque, mantendo Vardy e Mahrez. Mas perdeu o seu volante, Kanté, o homem que estava em todo lado ao mesmo tempo e que foi um dos grandes obreiros do titulo. Se há um jogo que o Porto pode e deve ganhar em Inglaterra, aí está ele. No King Power Stadium, na 2ª jornada, numa altura em que o Leicester já vai perdendo fulgor na Premier League e o balão de entusiasmo se esvazia... chegará a primeira vitória dos dragões em solo inglês?
O Club Brugge é o actual detentor do título belga e um dos 4 campeões que por lá passaram na última década - Anderlecht, Liége e Genk são os outros. Tirando o velhinho Anderlecht, que até já eliminou o Porto num play-off da Champions há mais de 15 anos, o futebol belga só tem uma coisa a oferecer: 6 pontos. Outro resultado seria verdadeiramente surpreendente. Mas a verdade é que o futebol é cheio de surpresas... senão, repare-se que o ponta de lança titular do Brugge é Jelle Vossen, um nome que o Porto já anda a namorar desde 2013, marcando quase 30 golos por época... Enquanto o novo avançado belga do Porto, Depoitre, marcava metade. Que tal um tira-teimas?
Para fechar, o Copenhaga. Colocado no pote 4, é, surpreendentemente, a equipa que a seguir ao Porto tem maior histórico de Champions League. Em 2010 fez 10 pontos na fase de grupos, onde se bateu com o Barcelona, Panathinaikos e Rubin Kazan, seguindo para os oitavos onde foi eliminada pelo Chelsea por 2 golos em Stamford Bridge e um empate a zeros em casa. Depois disso, regressou em 2013 para ficar em último num grupo com Real Madrid, Galatasaray e Juventus. Mas a quantos clubes se podem gabar de ter já jogado com tantos históricos campeões europeus em duas participações? Este ano não há tubarão e não há efeito novidade para o Copenhaga, que parece decidido a tomar o lugar do histórico Brondby enquanto força dominante na Dinamarca.
Se me pedissem para adivinhar, diria que a classificação final vê o Porto em primeiro com mais de 10 pontos, o segundo posto bem dividido entre Leicester e Copenhaga, enquanto o Brugge viaja mais cedo para casa. O cenário do Grupo G é ideal para o clube português, que habitualmente se dá bem nos grupos em que é claro favorito. O pior vem depois, quando os oitavos pedem um Porto de gala e as fragilidades ficam a nú por não terem sido testadas na altura conveniente... Mas disso, falamos quando a bola começar a rolar. Até lá!
 

Manuel Barbosa

You Might Also Like

0 comentários