Mundial Sub 20 2017: Zâmbia vs Portugal

 Zâmbia 2 vs Portugal 1 Foi um jogo equilibrado, a Portugal faltou qualidade no último passe e na zona de finalização faltou posse, com...

 Zâmbia 2 vs Portugal 1


Foi um jogo equilibrado, a Portugal faltou qualidade no último passe e na zona de finalização faltou posse, combinações e alguma qualidade de jogo. A Zâmbia teve bons pormenores no jogo e procurava sair apoiado jogar em posse e procurar criar desequilíbrios com bola sem descurar a transição; Sem bola mostraram organização e capacidade para pressionar meio campo criativo de Portugal condicionando sempre a criação.


Ao contrário do que já lí em certos orgãos de comunicação a Zâmbia criou oportunidades de golo e teve qualidade de jogo com jogadas constantes de perigo, não foi só lá uma vez e marcou foi uma constante no jogo, exemplo no video:


Mais importante que o resultado são os pormenores que são os indicadores da qualidade futura dos jogadores.

Destaques:

Diogo Dalot - muita consistência defensiva, a subir muito bem no terreno criou pelo menos duas oportunidades de golo, jogando a defesa direito foi a melhor unidade ofensiva sendo que foi a mais criativa e com melhor definição no último terço. 

Rúben Dias - Colocou alguns passes verticais e alguns passes longos, esteve bem nos duelos individuais jogador a seguir com mais atenção.

Jorge Fernandes - Jogo regular, nada assinalar. 

Yuri Ribeiro - Melhor atacar do que  defender, criou duas oportunidades de golo também uma jogada individual até à linha de fundo e um cruzamento a 3/4 do terreno. mostrou que dá profundidade e tem qualidade de cruzamento. Notei problemas na saída de bola, nomeadamente quando pressionado não procurava sair a jogar. 

Florentino - Médio defensivo rápido e de recorte técnico a procurar equilibrar a equipa defensivamente recuperou diversas bolas quando portugal perdia e a zâmbia saia em transição e equilibrou bem a equipa defensivamente quando Yuri ou Dalot subiam ou até mesmo quando o central saia da posição. No entanto, faltou-lhe ou maturidade ou qualidade na saída de bola optando por sair seguro e não arriscando num passe mais ousado. Não sei se por ordens medo ou por falta de qualidade/criatividade. 

Xadas - Bom pé esquerdo no remate e bola parada, foi o jogador que ligou o meio campo-ataque na equipa das quinas, mas faltou algum discernimento na escolha ou decisão, nomeadamente,  no seguimento das jogadas ofensivas emprestando pouca imprevisibilidade, mas mostrou qualidade técnica para executar, interessante saber como vai evoluir. 

Gedson - Melhor na primeira parte do que na segunda, era o responsável a par com florentino por ligar defesa-meio-campo-ataque, já o conhecia e já o tinha visto jogar n'outras ocasiões e por isso tinha uma expectativa e um grau de exigencia superior ao que constatei no jogo. Por isso acho que teve um jogo menos conseguido mas é um dos melhores jogadores desta selecção, capacidade de passe ditar ritmos encontrar o melhor caminho. Bom na recuperação a par com florentino mas curto para o que se espera.

Diogo Costa - O mais novo da equipa, teve regular, com um pequeno erro num remate fora da área uma defesa incompleta, mas com capacidade para evoluir.


José Gomes - As vezes que desequilibrou mais foi quando conseguiu obter a bola de frente para a baliza, e lendo o posicionamento adversário virado para a baliza (enquadrado) conseguiu desequilibrar em velocidade e drible ou em combinações, mas mostrou que tem algumas lacunas a jogar de costas para a baliza, nomeadamente a segurar a bola e a conseguir fazer a ligação com os médios em apoio frontal. Não quer isto dizer que ele não é bom a fazer isso ou que não consegue, quero apenas dizer que não conseguiu e que precisa de melhorar o jogo de costas para a baliza, tanto a segurar  como a depois enquadrar caso necessário. 

André Ribeiro - Muito rematador, procura bem o remate mas não achei que fosse criativo e talvez um dos problemas da selecção, não foi capaz de segurar a bola e pensar o jogo. 

Diogo Gonçalves - Dificuldades no 1p1 e teve um dia infeliz mas não deixou de tentar, faltou combinar melhor com os médios um dos jogadores em menos foco neste jogo a par com André Ribeiro. 

Xande Silva - emprestou ao jogo uma dimensão física diferente dos colegas, chegava mais rápido à bola mais agressivo, mostrou ter uma dimensão física superior para a idade e isso confere-lhe uma vantagem competitiva. Tecnicamente mostrou-se capaz de receber em espaço reduzido, mas o seguimento das jogadas nem sempre era o melhor mas trouxe algo à seleção que não tinha havido até esse momento, capacidade de surpreender os defesas da Zâmbia. 


Na Zâmbia gostaria de destacar o Guarda-Redes Mangani Manda pela qualidade de intervenções e até mostrou ser seguro com os pés e o Sakala que mostrou ser um jogador de uma dimensão diferente dos seus colegas. Destaco também a qualidade de jogo da Zâmbia que mostrou poder ser uma surpresa agradável nesta competição.

2º Golo da Zâmbia


Nota final para Emílio Peixe, não sou treinador nem treino com os atletas diariamente e por isso não devo criticar as opções inicias de Emílio. No entanto posso dizer que faltou qualidade e criatividade no último terço e que esperava mais qualidade de jogo perante uma Selecção Africana esperava mais posse mais combinações etc., talvez Peixe possa olhar para o banco e encontrar soluções já que não pode chamar mais ninguém nesta altura.

Resumo do Jogo:
https://www.youtube.com/watch?v=5nLRFZx8usc


RC

You Might Also Like

0 comentários