Mundial sub20: Costa Rica vs Portugal

Nota Prévia: Isto não é uma crítica destrutiva mas acho que a qualidade individual (ofensiva) que os jogadores mostraram nestes dois jogos ...

Nota Prévia:
Isto não é uma crítica destrutiva mas acho que a qualidade individual (ofensiva) que os jogadores mostraram nestes dois jogos do mundial sub 20 foi baixa, faltam jogadores capazes de dar executar/criar ou pensar fora da caixa no último terço.

Isto pode ser justificado de várias formas: 1- a maneira de trabalhar na selecção é diferente dos clubes 2- Os jogador não criaram mecanismos ou processos colectivos para resolver problemas/situações de jogo 3- faltou tempo para trabalhar a organização ofensiva, etc.

O importante é que se aprenda com estas competições e se adquira experiência internacional, não esquecer que são jovens e não adultos e por isso tem oportunidade de crescer e maturar em algo excepcionalmente bom. Acredito que tem qualidade mas que por algum motivo não estão a conseguir mostra-la, importa perceber o que está a falhar.




O Jogo:

Depois do fracasso do primeiro jogo, Peixe procede a quatro mudanças no onze, mantendo a defesa intocável. Pêpe, Miguel Luís, Hélder Ferreira e Xande Silva entram para os lugares de Gedson, Florentino, André Ribeiro e José Gomes.

Portugal entrou forte no jogo, tentado controlar o jogo com bola criando algumas situações de envolvimento sem grande perigo até aos 20 minutos onde há a primeira oportunidade por Xande Silva a passe de Dalot e aos 28 em que Diogo Gonçalves com excelente passe isola Xande Silva que não consegue bater o Guarda-redes da Costa Rica Pineda que faz uma grande defesa.  

Segunda parte sem alterações, começa logo com um penalti cometido por Miguel Luís a favor da Costa Rica que empata o jogo ainda com Diogo Costa quase a defender. Depois disso, resposta de Portugal que cria uma oportunidade flagrante por Diogo Gonçalves e que Helder Ferreira falha, as substituições não sortiram grande efeito e até ao final foi um jogo sem grande destaque a não ser a parte final em que a costa rica tentou fazer alguma coisa.  


Destaques individuais:

Bruno Costa - Não teve qualquer desafio neste jogo a não ser o lance do penalti.

Dalot - começa a ficar difícil ver um mau jogo de Diogo Dalot, logo a começar os 3 primeiros passes que criaram perigo para a selecção portuguesa partiram do pé direito dele. Um passe longo, um cruzamento e um passe curto dentro de área para além da sua consistência defensiva. 

Rúben Dias - Uma expulsão injusta. A equipa sentiu isso e a união do grupo notou-se aí. Apesar de algumas decisões de jogar longo durante o jogo foi sempre com a preocupação de meter a bola jogável e não de apenas despejar na frente. Um jogador na posição dele não pode falhar mas tem de conseguir ser o primeiro 

Jorge Fernandes - Mostrou ser um central muito concentrado e regular. 

Yuri Ribeiro - Primeira parte mais na expectativa, e uma segunda parte em que emprestou ao jogo ofensivo, principalmente à medida que urgia a necessidade de marcar golo. Fez um bom jogo e regular. 

Diogo Gonçalves - Depois de uma primeira parte algo errática em que teve algumas dificuldades em levantar a cabeça e a ler o jogo, quando trocou de flanco na segunda parte pareceu-me estar mais ligado ao jogo apareceu em duas situações em que encontrou espaço para o cruzamento.

José Gomes - boa entrada em jogo a partir do banco, Fez o que um avançado tem que fazer, ligou com os colegas segurou a bola e esperou pelos colegas fez o que tinha que fazer errou aqui ou ali em alguns passes, mas após a expulsão de portugal a equipa não conseguiu criar oportunidades flagrantes. 

Xadas - bons apontamentos, alguns bons passes, boa leitura de jogo, tem capacidade técnica assinalável.

Xande Silva - Emprestou ao jogo mais verticalidade, tanto a procurar a profundidade como na ligação entre meio campo - ataque. foi muito útil na pressão inicial e na disponibilidade para emprestar ao jogo velocidade.  


Notas Finais: 
- O que para mim é evidente é que faltou a Portugal alguma qualidade individual ou mais maturidade perto da baliza. 
- Já que se criticou peixe pelo primeiro jogo, notou-se que agora no segundo jogo tentou inverter a situação, fez entrar 4 jogadores que mexeram de forma positiva com a maneira jogar, mais ligação mais combinação, os jogadores comprometidos e penso que no que concerne ao trabalho de um seleccionador fez o que tem que ser feito nestas situações.

RC

You Might Also Like

0 comentários