E agora, Sporting?

Depois de semanas intensas e provocadoras, o jogo prometia ser quentinho. A Luz encheu-se, o "inferno" voltou e prometia cair-te ...

Depois de semanas intensas e provocadoras, o jogo prometia ser quentinho. A Luz encheu-se, o "inferno" voltou e prometia cair-te em cima. Jorge Jesus poupou jogadores na jornada europeia e colocou-os no 11, frescos e concentrados. Quando o apito inicial soou, sabia que tudo podia acontecer-te, afinal, era um dérbi. Tudo menos o que verdadeiramente aconteceu... 3-0 aos 36 minutos de jogo, em casa do velho rival e com uma tranquilidade inexplicável.
Se tivemos a sorte do jogo? Sim, há jogos assim, em que a bola entra, em que basta lá ir para marcar. Se o Benfica cometeu erros? Muitos, imensos, mas deixo isso para outra nota que não a minha. Mas tu, Sporting, soubeste aproveitar, serenar e mandar. Controlaste, dominaste e meteste no bolso aquele Benfica. Soubeste fazer-te de forte e exploraste fraquezas. Desnudaste o velho rival.

Jorge Jesus costuma ter o condão de vacilar nos grandes jogos, de perder o domínio racional da partida e expor a sua equipa às fragilidades. Ontem, fomos grandes, como o símbolo que trazemos ao peito. Sabíamos o que fazer e jogámos como homens. Vulgarizámos um rival, um estádio e um passado histórico nada favorável. As equipas grandes podem ganhar na Luz, mas só as grandes equipas fazem o que fizémos.

Para te ser sincero, não esperava tamanha personalidade. Sim, ter o William muda tudo, mas ver o Paulo Oliveira "secar" o melhor avançado da Liga Portuguesa, o Jonas, é fantástico! E depois há o Slimani, lutador, esforçado, e que de cabeça é letal. Fomos um todo, Desde os que correram mundos, como o Adrien e o Jefferson, aos que jogaram certo e de pantufas, como são os casos do Ruiz e do João Mário. Cada jogador foi um poço de alma - podia estar aqui a falar dos 11, mas seria demasiado extenso - a equipa foi um todo. A vaidade de ter meninos e graúdos da formação, agora consolidados no plantel, continua, ainda que não seja nada de novo para nós (Patrício, William, João Mário, Adrien e Gelson pisaram o relvado).

Miguel A. Lopes / Lusa

Para quem viu o jogo, ficou a sensação de que, depois daquela primeira parte serena e eficaz, a segunda foi de maior (ainda maior) personalidade. Se podíamos ter aumentado os números? Podíamos, tenho o amargo de boca por termos decidido gerir, trocar a bola e dar para o lado, em vez de destruir um Benfica rendido, emocionalmente morto. Se a oportunidade do Jefferson tem entrado, a casa ia abaixo. Se o disparate do Luisão fosse golo, a vergonha seria vermelha e careca. Jorge Jesus achou que o 3-0 bastava e a equipa respeitou.

A Segunda feira é solarenga. Por entre o sol e as núvens, vejo um futuro risonho. Creio que ontem ganhámos muito mais do que um jogo - aquela frase feita. A equipa fortaleceu-se, mas não a ganhámos ali. Ganhámos sim estofo, coragem e um conforto importante. Ganhámos o primeiro lugar na tabela e um respeito rendido por parte de todos os que assistiram à partida. O Sporting, do polémico Bruno de Carvalho e do pouco-humilde Jorge Jesus, recuperou o respeito de todos e joga para ganhar.

E agora, Sporting? Que estás na liderança, que tens mais 2 pontos que o Porto e 8 (à condição) que o Benfica, consegues aguentar-te Domingo após Domingo? Sabes ser adulto o suficiente para ganhares jogos atrás de jogos, em qualquer lado e em qualquer campo? Serás inteligente o suficiente para te moralizares com este jogo mas não embadeirares em arco? O campeonato é uma prova de força, carácter e regularidade. Força e carácter já nos demonstraste, a ver vamos se serás regular. E depois de ontem, só tenho de acreditar, é o meu dever.

Obrigado a todos os adeptos que foram à Luz e souberam gritar e incentivar. É difícil ser-se a minoria, mas é louvável a coragem do acreditar. Ouviram-se cânticos, olés e provocações. E ouviram-se na luxuosa mansão do rival. Ouviram-se tanto e durante tanto tempo, que os minutos em que eles, com toda a dignidade e notabilidade, puxaram pela equipa, foram exultados até à exaustão. Dizem que aquilo é um Inferno, mas juro-vos que ontem o nosso jogo foi um paraíso de emoções.

Acredita, Sporting. A bola está do teu lado e nós estamos contigo. Se cairmos, caímos juntos, como sempre estamos.

Tiago Carvalho

You Might Also Like

0 comentários