Jamie Vardy e a Premier League​: A concretização de todos os sonhos!

Vardy não é um nome familiar para o adepto de futebol mais distraído. Na verdade, até soa estranho. Mas Vardy é o nome da moda em Inglaterr...

Vardy não é um nome familiar para o adepto de futebol mais distraído. Na verdade, até soa estranho. Mas Vardy é o nome da moda em Inglaterra, o pesadelo de qualquer guarda-redes e a dor de cabeça de todos os defesas. Por esta altura, vive um sonho, o ponto mais alto da sua árdua carreira. Na edição presente, com apenas 2 meses de prova e 9 jogos disputados, o avançado inglês leva 9 golos e 1 assistência! O grande começo do Leicester, actual 5º classificado, tem um responsável e um rosto.  A Selecção Inglesa já convocou-o para os seus 3 últimos jogos de Qualificação e o Euro 2016 parece estar muito próximo. Conheçamos melhor a inesperada estrela inglesa.

Foto: Reuters
Ao contrário do que pensam, o futebol ainda é uma profissão de talento e persistência, de luta, determinação e sacrifício. Jamie Vardy, nascido em 1987 e caminhando rapidamente para os 29 anos (fará em Janeiro), com 1, 78 metros e 76 quilos (uma compleição física nada de  extraordinária), não teve a felicidade de passar a sua formação num grande e começar por cima. Pelo contrário. Foi por baixo, bem lá em baixo, que começou a impôr-se, sem pressas mas cheio de ambição. Começou no histórico Sheffield Wednesday - actual clube de Carlos Carvalhal - onde se formou e conheceu o sabor da dispensa, ainda com 16 anos. O golpe, que se revela fatal para uns, foi apenas doloroso.

Seguiu-se o modesto Stocksbridge Park Steels, que lhe deu a oportunidade de formar-se e actuar nas suas reservas. Em 2007, 4 anos depois do seu ingresso, teve a oportunidade de se estrear pela equipa principal. Cerrou os dentes e foi à luta. Em 3 anos jogou e marcou. Em 107 jogos festejou 66 vezes e disse adeus ao clube, por entre agradecimentos e sorrisos.

Os clubes secundários começavam a ouvir falar de um jovem promissor, inteligente e letal. O Hallifax ganhou à concorrência e adquiriu-o. Decisão acertada, uma vez que o miúdo revelou-se crucial para a conquista da Northern Premier League de 2010-2011, ao apontar 27 golos e ser considerado o jogador do ano! O Hallifax adorava-o e a época seguinte, a de 2011-2012, começou com mais 3 golos em apenas 4 jornadas! Era impossível ignorar o óbvio: o miúdo era o centro das atenções!

O Fleetwood Town, encantado com mais um arranque de época a todo o gás, fez a sua aposta para a Conference. Como costume, o rapaz disparou e disparou, sem medos e sem olhar a inimigos. No final da época 2011-2012, o inglês tinha apontado 31 golos em 36 jogos! Venceram a competição e, pela primeira vez, o modesto Fleetwood conseguia a promoção à Football League (denominação antiga do Championship)

Pois bem, uma vez palmilhado o árduo caminho do desconhecimento, surge o Leicester. Jamie Vardy, o jovem goleador dos escalões secundários, consegue chegar a um clube estável, histórico e reconhecido. Corria a época 2012-2013 e o destemido avançado era anunciado como a nova contratação, por um montante de 1 milhão de libras, acrescido de cláusulas que ascenderiam em mais 700 mil libras. Com ele iam sonhos, medos e promessas de golos. E o seu primeiro golo pelo novo clube foi apontado para a Taça da Liga. Para o campeonato (Football League ou Championship) demorou um pouco mais, mas surgiu contra o Blackburn Rovers. Só que, como Jamie Vardy sabia, a vida não é feita só de vitórias. Nessa época passou dificuldades, foi alvo de críticas e intolerâncias. Desiludiu e desiludiu-se. Pensou em sair do clube e procurar ser feliz noutro sítio, sem tanta cobrança e exigência. Pensou duas vezes, ouviu o seu novo treinador e ficou, relutante mas ficou. A persistência é uma qualidade dos vencedores.

Em 2013-2014, Vardy regressou aos golos e às boas exibições. A equipa rendia mais e colava-se ao topo do Championship. 16 golos marcados, jogador do ano e a promoção à Premier League como Campeão! Uma época de sonho, portanto.

31 de Agosto de 2014, dia em que Vardy sentiu, pela primeira vez, o gosto da Premier League. O palco de todas as emoções, o sonho que acalentou desde criança. Ali tudo era mágico, especial e diferente. Orgulhoso pelo suor, lágrimas e golos despendidos até então, estreou-se contra o Arsenal​. Nesse ano, o avançado inglês marcou ainda ao Manchester United​, e acabou a época com 5 golos em 34 jogos. Foi a estreia no palco do mundo, com todas as dificuldades inerentes.

Este ano, em Agosto, arrancou a presente época 2015-2016. O Leicester, reforçado e motivado pela permanência, entrou a todo o gás e cilindrou o frágil Sunderland, por 4-2. Vardy marcou e só voltaria a tomar o gosto na quarta jornada, frente ao Bornemouth, marcando o golo da sua equipa num decepcionante empate. A 5 de Setembro, o sonho de vestir a camisola inglesa. O San Marino levou 6 e Vardy não marcou, mas escreveu o seu nome na história do futebol inglês. Aquele jovem rapaz que foi dispensado aos 16 anos, tinha alcançado o topo do futebol mundial... a vida é irónica. Daí para a frente, mais 5 jogos a marcar. Soma 7 golos seguidos em 5 jogos (se contarmos com o Bornemouth, 8 golos em 6 jogos consecutivos). No último fim de semana, marcou mesmo os dois golos da equipa no empate contra o sempre complicado Southampton FC​.


Em ano de Europeu, Vardy surge como nome provável para a equipa de sua majestade, e chega a meados de Outubro na liderança dos melhores marcadores da Premier League, com uns já impressionantes 9 golos! O Leicester ocupa o surpreendente 5º lugar, muito por culpa dos seus golos, promete uma época tranquila e quiçá, surpreendente, e Vardy só tem razões para sorrir. O futebol não tem tido grandes exemplos, mas Vardy, que agora pisa núvens, é uma referência para todos e uma das mais bonitas histórias de luta e persistência.

Felicidades e muitos golos, Vardy!

Tiago Carvalho

You Might Also Like

0 comentários