Lito Vidigal: O sucesso da astúcia

Há treinadores que são uns senhores, outros elitistas e há aqueles que querem ser apenas parte de um jogo, sem grandes caprichos ou vaidad...

Há treinadores que são uns senhores, outros elitistas e há aqueles que querem ser apenas parte de um jogo, sem grandes caprichos ou vaidades. Há quem fique na memória pelas suas frases, pelas tácticas ou somente por aquele momento em que o fracasso veio ou a glória aconteceu. Ser-se treinador é acreditar num grupo de homens e liderá-los de forma a que estes acreditem no sucesso. É dar-lhes uma ideia em que confiem e torná-los parte indelével da equação. É tornar uma paixão racional e o jogo cada vez mais perfeito. Tudo isto gira em torno do trabalho. Um treinador pode não ter sido um grande jogador, mas tem de perceber o jogo melhor que os demais. Resumindo, é um camaleão, que sabe ler os diversos momentos e, essencialmente, reagir a cada um, na altura certa, de forma adequada.



E é aí que entra um homem calmo e amante do bom fato de treino. À moda antiga. De sorriso confiante e voz tranquila. Um nome que não foi de sucesso mas tem um talento que está às portas da Europa.

Vejamos o trajecto recente de Lito Vidigal:

  • Em 2013/2014 Lito Vidigal ao Belenenses numa altura crítica (clube que chegou a representar enquanto jogador). No Restelo conseguiu amealhar pontos, devolver a confiança e levar o histórico à permanência no primeiro escalão, tirando-o da linha de água e terminando com 4 pontos de avanço face ao último despromovido.
  • Na época seguinte, Lito Vidigal continua a timonar o seu Belém, com bom futebol, bons resultados e uma época muito positiva, com um plantel constituído à base de portugueses. Deixou o clube no dia 17 de Março de 2015, há precisamente um ano atrás. Por essa altura estava em sexto lugar, a quatro pontos da Europa... (sim, o Belenenses conseguiu a qualificação europeia). Saiu por divergências com o então presidente da SAD, Rui Pedro Soares, muito por culpa dos seus bons resultados, maiores do que as expectativas dos próprios administradores do clube. Uma saída nada pacífica:
  • Actualmente, estamos na 25ª jornada da Liga NOS e o seu Arouca é a equipa há mais tempo invicta, com 7 jogos seguidos sem conhecer o sabor da derrota: cinco vitórias e dois empate, sucedendo ao Braga, após este ter perdido no Restelo. O Arouca nunca tinha estado tão lá em cima, muito menos numa fase tão adiantada da competição. A Europa espreita e o Braga está a meros 6 pontos, numa altura em que Paulo Fonseca e Lito Vidigal têm tornado o despique engraçado para a classe.
  • Mas há mais! Comparativamente à mesma jornada da época transacta, a 25ª, a oscilação pontual do Arouca foge a toda e qualquer média. Tem 18 pontos a mais, destacando-se do Estoril e do Sporting, ambos com diferencial positivo de 6 pontos. O seu antigo clube, o Belenenses, lidera o diferencial negativo, com 7 pontos a menos.
  • Depois da sua saída de Belém, envolta em controvérsia, viu-se envolvido numa troca acesa de galhardetes com Paulo Fonseca. Um choque de egos que anima o nosso campeonato na luta pela Europa. Lito, um homem controverso e astuto que não vira a cara à luta independentemente das suas armas. Assim foram o seu Belenenses e assim é o seu Arouca. 

Lito: O divertido talento de uma classe serena

Lito Vidigal (o sobrenome remete-nos para o irmão e lá nos diz qualquer coisa) é um treinador discreto e pacato, de fato de treino vestido e simplicidade no rosto. O tom do seu discurso é o mesmo da equipa dentro do campo: sereno, confiante e competente. Defensivo o suficiente para proteger os seus, mas astuto o quanto baste para incomodar os adversários. Pelo meio lá vem uma queda, um empurrão ou um tropeção inesperado, mas no fim tudo volta a recompor-se, com a mesma tranquilidade de sempre. E por onde passa, Lito deixa resultados - e no futebol, quando se alcançam resultados, fica a saudade. Este Vidigal, que poucos conhecem, tem sido uma pedra no sapato de uns quantos. O seu Arouca está em 5º lugar, a 6 pontos do Braga e com um pé na Europa. Quando questionado com o feito, pede calma, pés no chão. Mas dentro do campo os jogadores sentem que com trabalho e competência tudo é possível. Os jogadores mudam, o sucesso de Lito permanece.


Sábado: Uma prova de fogo!

Este fim de semana, a próxima paragem do Arouca é Alvalade, o palco de um leão sedento de glória. Mas na cabeça de Lito ainda paira aquele golo tardio de Slimani, que o mandou ao tapete e fê-lo sair sem qualquer ponto. Um novo final ajudaria a escrever mais uma página de história (já ganhou em casa, ao Benfica e venceu no Dragão). Independentemente do resultado, uma coisa é certa: Lito sabe ao que vai e as armas que tem. O resto é trabalho, esforço e vontade. Muita vontade. O Sporting não terá, certamente, uma tarefa fácil. Este Arouca sonha com o impensável.

Parabéns Lito, não é o sucesso que te persegue, és tu quem o conquistas.


RC e Tiago Carvalho

You Might Also Like

0 comentários