O calor soviético foi português!

             O Benfica assinou hoje (ontem) a qualificação para os quartos de final da liga dos campeões, a terceira presença nesta fa...



             O Benfica assinou hoje (ontem) a qualificação para os quartos de final da liga dos campeões, a terceira presença nesta fase nas últimas dez edições da mesma.
                O jogo prometia não ser fácil, com as ausências a dominarem o pré match, os portugueses entraram em campo com Samaris adaptado a central, numa equipa onde Semedo, Lindelof ou Ederson podiam ser chamados de segunda linha no caso de todo o plantel estar disponível. Mas vindo de uma moralizadora vitória em Alvalade a equipa entrou com a confiança redobrada e tal como no sábado passado entrou personalizada no campo, tendo mais bola e mostrando que não ia deixar os russos assumirem o comando do encontro.                         
                Foram mesmo do Benfica os melhores apontamentos do primeiro tempo com um remate de Renato Sanches a roçar o poste a ser o melhor exemplo da personalidade ofensiva que o Benfica conseguia exibir. Ainda assim os russos tentavam sempre mostrar que estavam vivos, principalmente através de fogachos de Danny, que tentou ser o barómetro de uma equipa, variando inúmeras vezes o jogo, solicitando o lado contrário para entradas nas costas quer dos avançados ou mesmo dos laterais, o Zenit tentava ir à linha semear o perigo, mas foi do Dzyuba o lance mais perigoso bem no meio dos centrais, tendo dado a Ederson a primeira hipótese de brilhar. Ao intervalo o zero a zero assentava bem num jogo equilibrado e agradável de assistir.
               A ida aos balneários trouxe um novo Zenit, com uma velocidade e impetuosidade renovadas que terão ajudado a empurrar o Benfica para trás um pouco cedo demais para o que seria de desejar. O Benfica já não conseguia sair para o ataque como na primeira parte e menos ainda o controlo da posse de bola. Também a falta de ritmo de Fejsa tenha contribuído para tal, ele que no cômputo geral foi dos melhores elementos sob o terreno de jogo sobretudo na primeira parte onde parecia estar sempre no sitio certo para liquidar o inicio dos ataques russos. Já depois de Dzyuba ameaçar, foi Jonas que do nada tem uma oportunidade de ouro para liquidar a eliminatória mas no um para um com Lodigin o guardião russo levou a melhor. E neste rame rame de o Benfica atrás mas zenit sem grandes ideias, uma decisão polémica permitiu que Zhirkov encosta-se Semedo às boxes, e abriu a pista para o lateral russo, que com frieza e experiência endossou o golo a Hulk, que ali não podia falhar. O Brasileiro marcou o seu 7º golo na história ao Benfica, ele que é uma verdadeira ameaça para a equipa da Luz. 
              Quando se pensava que o Benfica sentiria o golo, foi precisamente o contrário que aconteceu, o Zenit como que se aliviou por ter chegado finalmente ao empate e o Benfica se revoltou perante o lance do empate, os portugueses redobraram forças e os russos sentiram a fase de recomeço de época. O Benfica subiu metros, e Lindelof subiu em altura, foi de um cabeceamento nos céus do sueco a primeira ameaça, Lodigin respondeu com grande intervenção. Salvio já estava em campo, mas ainda há procura da melhor forma não respondeu a uma boa solicitação de Jimenez que deixava o argentino isolado. Villas Boas ainda renovou o meio campo, mas o Benfica tinha mais pernas e cabeça, e de um lance aparentemente inofensivo Jimenez sacou de um petardo que Lodigin não conseguiu resolver, a bola ressalta para frente, para os quartos na cabeça de Gaitan, era o empate aos 86’, e o Portugal e Rússia sentiram que só um milagre faria o Zenit dar a volta a eliminatória.                                   
                 Já se ouviam os cânticos portugueses no frio glaciar de São Petersburgo, Talisca entrou para queimar segundos enquanto Jonas saia, mas com o baiano a vida sem remate não tem cor, e mal teve oportunidade de visar a baliza o brasileiro trabalhou bem a bola na área e pôs ponto final na eliminatória. 2-1 para o Benfica, 3-1 na eliminatória, e mais uma afirmação de força da equipa.                                                                             
               A equipa vai balançando na crista da onda que as vitórias trazem e nem a derrota frente ao Porto abalou a confiança. E é com uma grande motivação que a equipa vai enfrentar a ultima fase da época. Chegar a Milão se não é um sonho está lá bem perto, mas mais que pensar em milagres europeus, é um bónus de moral para as competições nacionais: o tricampeonato e a taça da liga.  



BrunoAFNunes

You Might Also Like

0 comentários