Equipa do Ano da Liga NOS

Rui Patrício - Uma das melhores épocas ao serviço do Sporting. O internacional português e capitão leonino, foi mais uma vez totalist...



Rui Patrício - Uma das melhores épocas ao serviço do Sporting. O internacional português e capitão leonino, foi mais uma vez totalista no campeonato, garantia de pontos e um dos principais responsáveis por o Sporting ser a melhor defesa da Liga NOS, com 21 golos sofridos.

Maxi - Não foi por ele que o FCP não ficou melhor classificado. Foi quase sempre um dos melhores da equipa (a par com Layun), acabando a época com 12 assistências e 1 golo o melhor registo dele em assistências na Liga NOS. A sua qualidade de jogo é elevada, criando bastantes desequilíbrios ofensivos, através de cruzamentos, combinações ou rasgos individuais. Origina bastantes oportunidades de golo que, muitas vezes, eram desperdiçadas pelos seus colegas de equipa. Sem ele tudo seria ainda pior.

Lindelof - Apesar de poucos jogos, o seu talento é inegável. Trata-se de uma das revelações deste campeonato e com potencial para ser um jogador Top Mundial. A sua progressão no terreno, com a bola, e a capacidade de soltá-la no momento certo, queimando linhas, foi um "plus" para a equipa e aproximou-a do seu principal objectivo: marcar golo. Defensivamente sólido, bom nos duelos e rápido na reação, ele e Jardel fizeram uma grande dupla.

Jardel - com 3 golos esta época foi muito regular, quase sempre a melhor unidade no sector defensivo do Benfica. Imperial nos duelos aéreos e a comandar a defesa, muito atento nas coberturas e dobras aos colegas de equipa, o brasileiro assumiu-se como o patrão do clube da Luz e a verdadeira referência defensiva do campeonato.

Layun - 5 golos e 15 assistências são, por si só, um grande registo. O mexicano foi um dos jogadores mais influentes na manobra ofensiva dos Dragões, a par de Maxi. Com critério e qualidade ofensiva, a sua principal arma foram as bolas paradas. Desmancha aquela ideia de que o lateral, com o pé contrário, não rende o mesmo. A ver vamos se permanecerá na nossa Liga, ou se não será um dos grandes negócios do Verão para os lados da invicta.

Danilo - Competente do ponto de vista defensivo, com bastantes intervenções e bom posicionamento, foi sempre o pêndulo ou tantas vezes o relógio completo de todo o meio campo portista. Não é um jogador de grande qualidade ofensiva, mas cumpre bem quando é chamado a intervir na construção. Não complicando e fazendo a equipa bascular rápido a bola, nota-se a sua presença. Danilo faz valer-se da sua altura e do seu físico para se superiorizar no jogo aéreo e nas bolas paradas. É rápido, ágil e totalizou 6 golos e 1 assistência na liga.

Adrien - O melhor e mais regular médio do Sporting esta época, incansável na pressão e na recuperação de bolas, muito acutilante nos duelos individuais, deu ao meio campo do Sporting um pulmão e uma segurança extra. Para além disso, ofensivamente fez uma excelente época, com 8 golos, alguns de penalti em momentos cruciais e onde não era permitido falhar. Completou o seu jogo com mais 6 assistências. Com Jesus o seu futebol evoluiu para patamares difíceis de acreditar anteriormente e este foi mesmo o melhor Adrien desde que chegou à equipa principal. O balanço entre acções defensivas/ofensivas fazia parecer que o médio estava sempre presente, influenciando o jogo do Sporting, quer no ataque quer na defesa.

João Mário - Teve a sua melhor época em termos ofensivos com 6 golos e 11 assistências, o que é notável para um jogador que não é médio ala. Adaptou bem o seu jogo ao que era pretendido naquela posição. Trouxe velocidade de processos e nunca não se viu perder-se em corridas desenfreadas com a bola. Tem fino retoque técnico, com segurança na posse e critério de passe. Os seus pezinhos de veludo a bailar é um luxo de ser ver jogar, ainda para mais no nosso futebol. Apesar de todo esse talento a construir,  não se coibiu de fazer o seu trabalho defensivo, pressionando alto no terreno e recuperando prontamente quando batido.

Gaitan - Fez a sua melhor época em termos ofensivos. O jogador mais influente na manobra ofensiva do Benfica assistiu os seus colegas 16 vezes. Já nosso conhecido dos outros anos, fez desta época o seu ex-libris: pode não ter tido tantas vezes nota artística como nas épocas passadas, mas foi eficaz e demolidor, juntando ao seu jogo 4 golos. Vestiu o fato de macaco mais vezes que o habitual, viu-se a fazer dobras a Eliseu, e a cruzar para Jonas e Mitroglou. Muitas vezes responsável pela transição, deparámo-nos com o Nico no meio campo, a queimar linhas, com toques simples e eficazes, quando assim tinha de ser. As fintas estonteantes e nota artística também lá estava, mas apenas para quando era preciso.

Jonas -  Um dos melhores avançados que já passaram pela Liga Portuguesa. Aos 32 anos, fez 32 golos e 14 assistências, estando envolvido directamente em 46 golos, quase metade dos que o Benfica marcou na liga. O trabalho dele entre linhas, à procura de espaços recuados para criar desequilíbrios, o recorte técnico e a visão de jogo, fazem de Jonas o melhor jogador do campeonato. Se o ano passado já foi considerado pela Liga como o melhor dos melhores, dificilmente a escolha será outra este ano depois do rendimento do pistolas.

Slimani - 27 golos e 6 assistências, segundo melhor marcador da liga. Faz das suas armas a força e a velocidade, Uma carraça na defesa adversária e dono de um pulmão notável, é incansável na pressão, procurando muito bem a profundidade. Super Sli tem um lema: não dá uma bola por perdida! Evoluiu bastante o seu jogo, quer técnica como tacticamente, e como consequência disso marcou mais do dobro dos golos da época passada. O Argelino é hoje por hoje um verdadeiro predador de área, foi o melhor marcador africano dos campeonatos europeus e prepara-se para ser uma referência da posição.


Suplentes:

Ederson - Apenas 890 minutos mas muitas histórias para contar e poucas bolas para ir buscar à rede . Soou o alarme na torcida encarnada quando em Alvalade não havia Júlio César para ninguém. Para o seu lugar entrava o jovem brasileiro... e não é que pareceu um veterano? Defesas importantes na caminhada para o titulo e muitas vezes o primeiro arquitecto do ataque encarnado, com os seus longos pontapés a solicitar Mitroglou na perfeição. Um caso sério.

Coates - O uruguaio chegou para liderar a defesa leonina, e portou-se de acordo com os seus pergaminhos, o "Luganito" foi uma pedra sólida desde que entrou no onze, forte no jogo aéreo e com bom posicionamento, finalmente o Sporting encontrou um central de elite, desde Enakarhire, e as boas prestações já levaram os leões a renovar o seu contrato de empréstimo.

André Almeida -  Começou como suplente de Nelson Semedo, mas com a lesão do jovem português, assumiu a titularidade e nunca mais a largou. Não é um portento a atacar, por vezes a bola é demasiado redonda, mas até nesse capitulo a melhoria foi notória, como assinalam as 5 assistências para golo. Já a defender continua a caminhar a passos largos para editar um tratado nessa arte: melhorou muito na sua grande dificuldade em dobrar os centrais e manteve-se um dos defesas mais difíceis de contornar no 1 para 1. Veremos se a sua qualidade defensiva não fará falta no Europeu.

William Carvalho -  2 golos 2 assistências. O seu arranque penoso, muito por culpa da lesão que lhe roubou o início da época. Foi ganhando paulatinamente a confiança e acompanhando o comboio. Ultimamente assumia-se como um dos jogadores mais influentes no meio campo do Sporting, com muita segurança no passe. Não fez a sua melhor época mas não deixou de fazer uma época assinalável, deixando ideia que ficou em ponto de rebuçado nas jornadas finais. Se assim for, a Europa que se prepare porque vai espalhar mestria no Euro.

Rafa - Um jogador chave na equipa dos bracarenses. O "mini-messi" da pedreira marcou 8 golos e fez 2 assistências esta época. Mas não foi pelos números que foi eleito, foi pelo que faz dentro de campo, forte na transição clarividente na procura dos colegas e na sua entrega ao jogo. Foi um jogador em grande destaque na liga, que conquistou muitos adeptos pela sua qualidade. O talento é inversamente proporcional à sua altura.

Bryan Ruiz - 8 golos e 13 assistências. Um dos jogadores com mais minutos na equipa do Sporting, um homem de confiança de Jorge Jesus. A sua qualidade de passe foi notória e a nota artística do Leão ganhava contornos naquela bota esquerda. Ruiz é experiência, irreverência e requinte. É capaz de ser o abre latas e o cérebro, de marcar assim como servir. Um jogador de mão cheia.

Mitroglou - 20 golos e 5 assistências são o cartão de visita de Mitroglou na primeira época em Portugal. Forte e possante mas com recorte técnico assinalável para um panzer, é bom de cabeça e tem remate fácil com golo na ponta da bota. O grego revelou-se um ponta de lança completo. Marcou aos pequenos, aos grandes e a sua influência foi também ela fundamental para  o Benfica atingir o tri-campeonato.

São estas as escolhas da Gola do Cantona como os melhores dos melhores na época que agora finda. Outros foram falados e podiam também eles fazer parte da lista, nomes como Pizzi, Fejsa, Teo, Jota ou Herrera apresentaram números e futebol que podiam muito bem levá-los a figurar nas escolhas, mas aqui tal como no jogo temos de escolher nomes e deixar alguns de fora. Estas são as escolhas do ano que fica marcado pelo tricampeonato do Benfica, a ascensão desportiva do Sporting e a crise do Porto. Para o ano novas histórias teremos para contar, e outros nomes figurarão no quadro principal.

A Gola do Cantona

You Might Also Like

1 comentários