Notas Soltas: Jardim de rastos, Rúben Neves no céu e Zé Luis na caça ao Rafa

A Figura da Semana: É impossível ficar indiferente ao que o avançado azul e branco fez: 3 golos num jogo em que o clube, pelo passado rece...

A Figura da Semana:

É impossível ficar indiferente ao que o avançado azul e branco fez: 3 golos num jogo em que o clube, pelo passado recente pouco fiável, tinha de dar uma prova de confiança aos seus adeptos. O Porto ganhou, esmagou, recuperou sorrisos e volta a acreditar que o Estádio da Luz pode ser um bom local para alcançar a felicidade. O Benfica, hoje, já não parece tão superior e Zé Luis já soa melhor, é mais melódico e até parece ter sido uma decisão acertada. Se calhar até nem foi caro. 


Estes 3 golos garantiram muito mais do que 3 pontos. Serenaram e moralizaram. O futebol é feito de momentos e esta foi a jornada que os Dragões, o treinador e o seu avançado precisavam. Uma demonstração de carácter (e qualidade) por parte do cabo-verdiano.


Portugal: Liga NOS - Porto esmaga, Benfica continua afinado e Sporting "sobrevive"

O Sport Lisboa e Benfica foi ao Jamor conquistar mais 3 pontos preciosos para a luta pela revalidação do título. Rafa e Pizzi demonstram que o talento, quando combinado, pode não ter limites. Os encarnados venceram por 2-0 e o ex-arsenalista é mesmo a figura de destaque dos campeões, desbloqueando jogos, emprestando velocidade e revelando um sentido de baliza cada vez mais aprimorado. O Benfica demonstra-se perfeitamente entrosado, com rotinas implementadas e um futebol do agrado de Bruno Lage. Na baliza, nos momentos chave, Vlacho vai garantindo que os postes são seus.

Por seu lado, como acima descrito, o Dragão recebeu o modesto Vitória de Setúbal e acabou por recuperar a chama. Zé Luís, de pé quente, incendiou as balizas sadinas e a noite foi de festa. Um 4-0 bem-vindo e um sentimento de esperança para a jornada que se segue: há clássico na Luz!

Em Alvalade jogou-se o jogo "grande" desta jornada e a vitória sorriu ao Sporting (2-1), pondo fim à imensidão de jogos sem qualquer vitória. Os leões entraram bem, pareciam ter ferido de morte os guerreiros mas estes recusaram parar de lutar. Renan foi adiando o golo (que surgiu apenas na 2ª parte) e Bruno Fernandes deixou mais um tento de grande qualidade. Destaque para as declarações de Keizer acerca da importância da vitória para o momento leonino: O Sporting "sobreviveu". Era "importante". Isto diz muito acerca do momento que a equipa e treinador atravessam.

Destaque ainda para o descer à terra do Gil Vicente. Uma derrota em Moreira de Cónegos que tirou o pedestal aos Gilistas. O Famalicão venceu e faz o pleno de vitórias. Mais uma, desta feita por 1-0 frente ao organizado Rio Ave. Os recém promovidos estão aplicados nesta busca pelos pontos.

Mas - desculpem a opção - o momento que devemos escolher pertence a Davidson: O Vitória de Guimarães apresenta um futebol de qualidade e Ivo Vieira viu o seu jogador proporcionar um daqueles golos que enche o estádio, o coração dos adeptos e as galerias dos melhores momentos. Todavia, nem tudo foi perfeito e o Boavista voltou a mostrar que se cai uma vez levanta-se duas. No último lance do jogo, mesmo no cair do pano, sacou um empate e um ponto com sabor a vitória. A cidade Berço perde dois pontos por culpa própria.

Fiquem com o momento da jornada:
O Golaço de Davidson que levantou o Afonso Henriques! 


Espanha: La Liga - Atlético vence sem convencer, Barça espalha-se em Bilbau e Zidane apresenta a Realeza em Vigo:

Em Espanha, a jornada inaugural arrancou com uma derrota Blaugrana no País Basco. O travessão (por 2x), a lesão de Suarez, a ausência de Messi e o velhote de 38 anos, de seu nome Aduritz, foram justificações suficientes para a derrota. O golo do ídolo Basco foi incrível e merecedor de 3 pontos. Aos 38 anos ainda tem genica para aquelas coisas!


Griezmann, na sua estreia, passou discreto, como toda a equipa. Um arranque com o pé esquerdo.

Quanto ao rival Real Madrid, apresentou-se personalizado e letal em Vigo. Bale foi titular e mostrou-se em bom plano, cabendo a Benzema, Toni Kroos (que bomba) e Lucas Vazquez (que jogada colectiva!) os golos merengues. O Celta ainda reduziu mas foi em vão. Nem com 10 homens os madrilenos tremeram.

Em Madrid, o "novo" Atlético apresentou problemas antigos e até chegou a sentir algum desconforto para derrotar o sempre perigoso Getafe. Morata marcou e falhou o penalti que João Félix ganhou antes de sair aleijado. Molina assustou tudo e todos quando enviou um tiraço ao travessão. Os 3 pontos ficaram com Simeone.

No Mestalla o Valência teve o pássaro na mão mas deixou-o voar. Um penalti nos descontos (último lance da partida) foi dramático e deu à Real Sociedad um pontinho importante.

Por último, o submarino amarelo empatou a 4-4 com o Granada e deu sentido a toda a emoção futebolística. O Granada chegou mesmo a ameaçar o 4-5, o que seria verdadeiramente absurdo, uma vez que o Villarreal chegou a abrir o marcador em 4-2, já em pleno 2º tempo.

Coisas do Futebol...

Grande golo Merengue! A LaLiga arranca em grande!


Inglaterra: Premier League - Escorregão habitual do United, o incómodo Pochettino e um Chelsea que tarda em encontrar-se.

O Liverpool venceu em Southampton num jogo que soube simplificar. Adrian, o guardião Red, ainda foi a tempo de entregar um golo ao adversário mas não os 3 pontos. Vitória dos pupilos de Klopp por 2-1 com carimbo dos inevitáveis Mané e Firmino!

O City de Guardiola "fartou-se" de jogar sob a batuta de Kevin De Bruyne mas voltou a ceder pontos frente ao Tottenham. O golo da vitória seria de Gabriel Jesus mas foi tardio e irregular, ressuscitando fantasma antigos! O empate a 2-2 castiga quem mais fez e penaliza quem melhor jogou. Pochettino tem feito dos Spurs um grande bicho papão!

Já o Chelsea teima em não se encontrar. Pouca qualidade, alguma juventude e a falta de entrosamento entre as ideias de Lampard e o futebol da equipa. Situações que só o tempo resolverá. Até lá, um empate caseiro, frente ao Leicester, a uma bola. Premiou-se o enorme esforço forasteiro.

O Arsenal enfrentou um Burnley fiel ao que nos tem habituado mas os Gunners, comandados pelo imenso futebol de Dani Ceballos, acabaram por ficar com os 3 pontos. 2-1 e muito futebol nos pés do prodígio espanhol. O resto é da autoria dos dois suspeitos do costume: Aubameyang e Lacazette.

Quanto aos portugueses, Marco Silva recebeu e venceu o decepcionante Watford, por 1-0. Um golo bastou para garantir a primeira vitória da época. O jogo que fechou a jornada coroou 2 portugueses: Rúben Neves num golo absolutamente fantástico e Rui Patrício a travar uma grande penalidade de Pogba. Um empate a 1-1 e NES delirava com a exibição do seu Wolves!

Noite portuguesa: as mãos de Patrício e o pé mágico de Ruben Neves (Adoramos o garoto!)


Alemanha: Bundesliga - Dortmund arranca em grande estilo, Bayern desilude e Liepzig sem dó nem piedade

O Dortmund entrou a perder logo ao 1º minuto mas a partir daí foi para cima e massacrou um Augsburgo demasiado débil. 5-1 foi o resultado final com 2 golos de Paco Alcácer e uma exibição de encher o olho por parte do suspeito do costume: Sancho! O prodígio inglês é verdadeiramente fantástico! Isto promete.

Já o deslize da jornada tratou-se do jogo de abertura: o Hertha entrava a perder, dava a cambalhota no marcador e ao intervalo saía na frente, por 1-2. Na segunda parte um penalti infantil deu a oportunidade a Lewandowski de bisar mas não mais se saiu do empate a 2-2. Kovac era o rosto da angústia. Desilusão Bávara num campeonato que ainda agora começou e muitos já suspeitam como acaba.

Destaque ainda para a suadíssima vitória do Leverkusen, em casa, por 3-2 frente aos recém promovidos Paderborn. Já o Union Berlin "convidou" o Liepzig para o jogo da festa e acabou por ser goleado à antiga: 4-0 num recital da equipa da Red Bull, liderada por um tal Werner.

Mas, porque o futebol é muito mais que um jogo e um resultado, deixamos como o melhor momento da jornada a recepção dos adeptos do Union Berlin à Bundesliga. Na estreia nos maiores palcos que alguma vez já pisaram, os adeptos recordaram... os adeptos! Aqueles que não tiveram o prazer de sentir o orgulho de ver o clube entre os melhores. Aqueles que, enquanto viveram, viveram apaixonadamente o clube.

Arrepiante. Fascinante. Memorável.




França: Ligue 1: Um Monaco a roçar o escandaloso, um Lyon indomável e o PSG com problemas psicológicos

Em França, o PSG voltou ao terreno do Rennes e voltou a não conseguir sair de lá com um resultado positivo. Há algo que perturba os parisienses frente ao Rennes. Há algo que os homens de Salin e companhia aproveitam da melhor maneira. Uma barreira mental que desfaz um mundo de diferença. Uma vitória, de virada, perante a toda poderosa equipa parisiense. 2-1 e uma noite para reflectir.

Já o Mónaco, de Jardim, soma a 2ª derrota consecutiva, em outras tantas jornadas. Uma derrota humilhante, perante um dilúvio em Metz. Jardim abria os braços, os seus jogadores baixavam os rostos e os adeptos da equipa da casa não se cansaram de festejar. Foram 3-0, podiam ter sido muitos mais! Quanto ao outro candidato, o Lyon, continua a tocar o céu: 6-0 ao Angers com Depay e Dembele a fazerem demasiados estragos!

André Villas Boas voltou a não vencer, desta vez empatou no terreno do Nantes, a zeros, depois da contratação Benedetto ter desperdiçado uma grande penalidade. Quanto a Paulo Sousa recebeu o Montpellier e lutou até ao fim para resgatar pontos. O Bordéus empatou na 2ª metade da partida e ficou-se pelo 1-1. Vidas complicadas...

O momento da jornada da Ligue 1 trata-se da exibição, frente ao PSG, de um garoto de 16 anos! Impressionante esta demonstração de carácter. E qualidade!
Eis Eduardo Camavinga


Brasil: Brasileirão (Serie A) - Jorge Jesus esmaga e Flamengo ganha moral para a luta pelo título!

No clássico do Rio de Janeiro, jogado em Brasília, o Flamengo agigantou-se perante o eterno rival Vasco da Gama. Uma vitória fora de portas por 4-2 onde houve um pouco de tudo: 2 penaltis defendidos por Diego Alves, muito VAR (como vem sendo hábito no Brasil, demorando imenso a retomar a partida), imensos golos e dados curiosos: Bruno César reencontra JJ e falha penalti. Gabigol continua de pé quente e reage de forma deliciosa às polémicas de ser ou não gabi...gol.



Com esta vitória o Flamengo sobe ao 2º lugar, após aproveitar da melhor maneira a "crise" vivida pelo Palmeiras de Scolari e aproximou-se do líder Santos, que voltou a patinar, desta vez frente ao Cruzeiro (derrota por 2-0). Dois pontos separam Jorge Jesus do topo do futebol brasileiro. 

Agora segue-se uma eliminatória duríssima, frente ao Inter de Porto Alegre, para a Libertadores. O calendário e a pressão não dão tréguas!


Por fim,

Uma palavra para um dos nossos conhecidos: Ricky Van Wolfswinkel. O holandês voador, como chegou a ser apelidado em Alvalade, interrompeu a carreira para ser operado a um aneurisma. Tudo foi detectado acidentalmente, após exames de rotina no seguimento de um choque sofrido em campo.
Felizmente parece ter sido detectado a tempo e o avançado holandês, agora do Basileia, pode ganhar a jogo mais importante até então disputado. A vida é feita de momentos e de fracção de segundos. Um segundo depois e já não chegas, já não marcas. Um segundo antes e ganhas o jogo, a vida e o sorriso.

Recordamos o ex-leão e o 1º golo do avançado ao serviço do Basileia. À ponta de lança!


Força, Ricky!



Notas Soltas é um espaço semanal da Gola que consiste numa resumida viagem pelos principais campeonatos futebolísticos.

Da autoria de Tiago Carvalho.

You Might Also Like

0 comentários