Até ao pousar da chávena

Seja na praia, no café ou no trabalho hoje há um zumzum no ar. Bruno Fernandes é tema do momento. Não é por um passe ou um golo de levantar ...

Seja na praia, no café ou no trabalho hoje há um zumzum no ar. Bruno Fernandes é tema do momento. Não é por um passe ou um golo de levantar o estádio, mas é para saber se vai embora ou fica no Sporting. 

O mercado inglês encerra hoje, à  hora do chá britânico, e a indefinição é constante. Diz-se que o United e os Spurs são quem mais o deseja, o City já terá saído há semanas e o Liverpool não quererá apesar do sorriso e abraço de Kloop. Mais que exercício sobre se vale ou não o que supostamente é exigido, porque isso deriva em sabores moldados pelas cores, olhemos para os clubes, jogadores e campeonatos para perceber o ir ou não ir. 

Comecemos pelo próprio Bruno, dois anos depois de ter chegado, fez tanto que parece que ali mora há uma década. Se no primeiro ano, o Sporting teve Bruno Fernandes, no segundo foi Bruno que teve o Sporting, tal era a preponderância. Rescindiu e voltou, não perdoado por alguns, aclamado por quase todos. Assumiu a braçadeira e levantou duas taças. Não são muitos que poderão dizer que o fizeram de leão ao peito nos últimos anos. Por cá, ganhou lugar na selecção, e tanto brilha nos relvados nacionais que a titularidade na selecção parece segura até ao Europeu. Mas saindo? Conseguirá manter a batuta de uma equipa, conseguirá adaptar-se a outro campeonato? Conseguirá manter o ritmo que o leva à selecção? Os Spurs ainda têm Eriksen, contrataram Ndombele e querem Lo Celso... assim Bruno deixa de ser único. O United já não é o do Ferguson, é onde falhou Alexis, Falcão, Di Maria, Mikhitarian... É risco para tudo hoje em dia, onde ganhar é menos fácil de acreditar. 

Quanto ao Sporting, tem no seu capitão figura de proa. A ignição da equipa sem motor, o fogacho que garante o resultado, mas que sendo humano não resolve tudo. Perder BF agora, parece um pesadelo, porque sem ele nada poderá ser igual?! Será a melhor ideia? O que o Sporting hoje pede por BF ninguém quer dar. O clube vem de uma época onde vence duas taças e o jogador ajudou Portugal a vencer a liga das nações. O capitão fez a nível pessoal das melhores épocas que um médio pode almejar e, mesmo assim, ninguém se cola ao preço pedido. O Sporting parece refém de um preço e de um jogador, quando tem muito mais com que se preocupar. Sejamos sinceros, BF ficando conseguirá uma época tão boa tanto individual como colectiva como o ano transacto? A fasquia está bem alta e dificilmente sairá valorizado de nova temporada. O preço acabará por cair, e o negócio que podia ser, acabará por ser apenas uma parte do que podia ter sido. Mesmo do ponto de vista desportivo, custa a acreditar que uma equipa queira alcançar o sucesso, num jogo que passa por um homem só. O futebol é colectivo e continuará a ser, o jogo do sporting não o é, e continuando igual ao que tem sido não melhorará...

Quanto à Liga Portuguesa, é a análise mais fácil de se fazer, perdendo Bruno perde-se um dos melhores médios que o futebol nacional teve nos seus relvados neste novo século. Uma referência que devia perdurar na nossa liga e tudo aquilo que devemos procurar trazer para cá e fazer crescer,  para dar vontade de sair do sofá, gastar o dinheiro no bilhete e aplaudir para concluir como o futebol é algo de extraordinário. 

À medida que fui escrevendo, li que o Mónaco está na jogada. No Principado terá lugar assumido, poderá ser figura de proa e marcar destaque no campeonato. Custa perder para a Ligue 1 um craque nacional, mas sobe um degrau sem tanto risco de cair... Esperemos pelas novidades ao pousar da chávena.


Bruno

You Might Also Like

0 comentários