Uma liga desligada...

O tugão está de volta! A nossa liga continua a ser o desbloqueador para conversas da bola que qualquer aficionado aprecia. Mas tugão que é t...

O tugão está de volta! A nossa liga continua a ser o desbloqueador para conversas da bola que qualquer aficionado aprecia. Mas tugão que é tugão começou tal como sempre com as avarias nacionais. Jogos adiados, horários desajustados, calendarização absurda.

  •  Anos de competição no estádio dos arcos, foram insuficientes para se descortinar que havia problemas estruturais nos alicerces do estádio do Rio Ave. É de bom tom que existam as vistorias para detectarem os problemas, agora há alguma grande liga onde um jogo seja adiado dois dias antes do agendamento?! Sabendo de antemão, que não houve jogos no dito estádio, há dois meses e meio?! Não teria havido tempo para prevenir o sucedido?
  • A calendarização de um campeonato e a sua adequação a um mundo de publicidade e TV não será uma tarefa simples, dou isso por garantido. Agora a liga e os seus dirigentes não se podem esquecer da massa adepta real, aquela que não dá dinheiro no sofá, mas a que dá alegria e emoção às bancadas. Em Junho, Sónia Carneiro, directora executiva da Liga, anunciava que a ideia era limitar os jogos à segunda-feira, apontando os clubes que jogam na Liga Europa como as excepções para jogar neste dia da semana. Ora nova época e a ideia não passou do papel. O Tondela joga as duas primeiras jornadas à segunda, (hoje à noite, em Setúbal e na 2ª jornada na recepção ao Portimonense)! Com certeza um horário "apetecível" para qualquer pessoa ir ao estádio e acompanhar a sua equipa?!  Ainda mais quando olhamos para as distâncias entre os clubes envolvidos.
  • Mas se estes agendamentos já eram habitué, o que dizer de agendar um Benfica vs Paços de Ferreira para as 21:30 da noite?! Talvez o aproveitar da onda benfiquista tenha atenuado o número de espectadores,  porque a luz esteve repleta, mas isso não é desculpa para o ridículo que é acabar um jogo, perto da meia noite, entre equipas que distam metade do país entre si. Imaginem adeptos benfiquistas que não de Lisboa e os adeptos do Paços (que até estiveram em bom número na Luz), que por causa de um jogo de futebol, condicionaram todo um fim de semana, com viagens para casa de madrugada. Não seria mais acessível (apesar do ridículo da hora) o jogo Benfica vs Paços ter sido disputado antes do Gil Vicente vs Porto?! 
Mais, a liga parece ter a aversão (ou carta de compromisso...) para não coincidir jogos. Relembremos que as grandes ligas tem todas, sem excepção um horário predefinido dos jogos, premier (15h sábado), SERIE A (15h domingo), Bundesliga (15:30 sábado), Ligue 1 (20h sábado). Faz sentido continuar a insistir em horários cómodos para a TV e ignorar o espectáculo no estádio?

Enquanto espectador, sugiro que a Liga que não se esqueça da frase do principal patrocinador, "liga-nos o futebol"... 

Bruno


You Might Also Like

0 comentários