A Gola do Avesso: A Liga Portuguesa e a sua visão (ainda) Salazarista.

#AGolaDoAvesso esta semana vai falar de Dinossauros, Oásis, Desertos e Salazar, meios de comunicação do Tiririca, Internet e a Liga Portugu...

#AGolaDoAvesso esta semana vai falar de Dinossauros, Oásis, Desertos e Salazar, meios de comunicação do Tiririca, Internet e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

Corria o ano de 2003 e eu rejubilava de alegria, após abandonar os 56 Kb/s ia ter uma ligação de internet com 2 Mb/s  ADSL com limite de 2Gb p/mês, era a loucura! 12 (doze) anos passaram vieram os 4, 8, 24 Mb/s veio a fibra óptica com 100 Mb/s de ligação e um sem fim de pacotes e promoções e Internet para todos. Os meus avós, que ainda são do tempo do António Oliveira Salazar, já perderam o medo do mundo e aderiram à Internet.

No entanto, ao que parece ainda há instituições como a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) que não cria condições para a modernização do futebol português e a consequente interacção com os seus fãs e amantes do futebol (já lá vamos). Não sendo plausível a desculpa de não haver dinheiro para pagar a conta ao final do mês, a explicação só deve ser uma: O facto de o Edifico da LPFP estar situado numa aldeia isolada deste Portugal, que no centro tem num oásis rodeado por água de todos os lados. Será a carta enrolada com selo de cera dentro de uma garrafa de vidro, a única forma de comunicação? Se assim for tornar-se-à complicado divulgar a nossa Liga, sem dúvida. Ou então isto é tudo imaginação minha e em vez de um oásis eles estão é num deserto (de ideias). 

Junto ao total deserto de ideias ou somente à inércia, os provedores de Internet, incapazes de apresentar, discutir ou encontrar uma solução para os Senhores da LPFP. Porque já era tempo de terem pelo menos uma conta no Facebook em que divulgassem os Agenda/vídeos/resumos dos jogos, etc. Aquele tipo de coisas que existem nos locais com Internet quando não há um deserto de ideias, nem dinossauros (literalmente). Aquela propaganda televisiva útil, interessante e atractiva, capaz de angariar seguidores, dinheiro e nome. O prestígio de quem tem jogadores como Casillas, aquele que todo o mundo conhece e devia saber onde joga! 

Sim, até o Tiririca (Deputado Brasileiro) que não sabe escrever, deve ter uma conta de Facebook e do YouTube para divulgar os seus eventos e promove-los, ou "coisas" e "cenas" que ele faça ou que ache importante, sei lá... Talvez tudo isto seja um devaneio e o nosso campeonato esteja a ser bem divulgado, conhecido e reconhecido lá fora. Talvez todos os amantes da bola procurem por Portugal, sem que tenhamos de ir ao encontro deles. Possivelmente somos uns sortudos e todos os outros uns idiotas! Que regozijo!

A La Liga, Serie A, Bundesliga, Premier League e Ligue One por exemplo, todas  divulgam, em redes sociais e na televisão, conteúdos dedicados à promoção das suas ligas e equipas, das suas lendas, os seus golos, jogadas e defesas da jornada, bem como resumos. Conseguem ter ainda mais visibilidade, mais patrocínios, mais dinheiro, melhores jogadores e mais qualidade. Outro dado interessante é que, para além disso tudo, ainda conseguem tirar as pessoas do sofá e fazê-las aparecer no estádio para apoiarem as equipas locais. Mas isso ficará para outra altura. Fica só a dica: Sim, o gosto cultiva-se e educa-se... e a paixão tem de ser alimentada.

Sinceramente, cada vez estou mais convencido que os dirigentes e responsáveis desportivos da nossa liga vivem num sitio longe da nossa imaginação, sem ligação à Internet e sem ligação ao mundo. Ou então são seguidores de um velho conceito Salazarista: se nos alhear-mos do mundo, o mundo não nos vê. E somos felizes aqui, no nosso rectângulo. Esquecimento? Não, é uma camuflagem propositada. Nós estamos bem, o mundo inteiro é que está errado!

RC




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