Antevisão da Jornada: a não perder...

E o fim de semana voltou com muito e bom futebol para oferecer. Os adeptos voltam a acalentar sonhos, a rezar aos Deuses do futebol e a colo...

E o fim de semana voltou com muito e bom futebol para oferecer. Os adeptos voltam a acalentar sonhos, a rezar aos Deuses do futebol e a colocarem os nervos à flor da pele. De Portugal a Inglaterra, passando por Espanha, França e Alemanha, todos procuram o mesmo: a vitória. Mas, entre tantos jogos, há sempre aqueles que se destacam em cada jornada. Assim, deixo-vos os jogos que definitivamente não podemos perder:


É certo que a ronda 28 da Liga NOS não nos apresenta jogos "grandes", mas não deixa de ser curioso ver se algum dos dois da frente escorrega, logo agora que estão a chegar perto da meta. E se o líder Benfica recebe a Académica, na luz, motivado pelas recentes exibições e pelos golos de Jonas, é bem verdade que os estudantes de Viterbo têm alma renovada e uma aversão à derrota! E ter em conta a deslocação do Porto ao Rio Ave. O Porto não quer deixar fugir o seu rival lisboeta, mas em Vila do Conde o Benfica, por exemplo, já caiu...



Premier League,
Manchester City vs Manchester United:
Domingo, 16 horas.

Em Inglaterra a jornada traz jogo grande! A Premier League tem como cabeça de cartaz a cidade de Manchester e o seu derby sempre emotivo. Depois de um começo verdadeiramente desastroso, Van Gaal conseguiu estabilizar a equipa e o seu United vai conseguindo ganhar com maior regularidade, ao mesmo tempo que vai subindo na tabela classificativa. Aston Villa, Liverpool, Tottenham, Newcastle e Sunderland sucumbiram aos pés dos diabos vermelhos e as 5 vitórias consecutivas colocaram o United na 3ª posição, a um ponto do Arsenal, o 2º classificado.
Mas, engane-se quem pense que é apenas mais um dérbi. O Manchester City começou a época focado em revalidar o título e desde muito cedo intercalou a liderança com o Chelsea. Parecia ser uma guerra até ao fim entre os dois da frente mas, do nada, vieram os tropeções atrás de tropeções. Nos últimos 5 jogos para a Premier, os Citizens perderam 3 deles, com o Burnley, Crystal Palace e Liverpool. E uma vantagem sobre o velho rival que chegou a ser de 10 pontos transformou-se num ponto de atraso! O orgulho de Manchester joga-se amanhã (recorde-se que o City ganhou os últimos 4 dérbies) e perder para o rival significa ficar para trás. O paradigma de ambas as equipas mudou e agora é a entrada directa na Champions que está em jogo!


Ligue 1, 
Bordéus vs Marselha:
Domingo, 20 horas.

A Ligue 1 arrancou ontem com uma vitória contundente do Mónaco de Leonardo Jardim no terreno do Caen, por 3-0. Fruto deste resultado, o Marselha de Bielsa caiu, à condição, para o 4º lugar do campeonato, com 57 pontos, um a menos que o rival Mónaco. Mas com os 4 primeiros relativamente próximos, uma vez que o líder PSG está a 5 pontos de distância e o Lyon a 4, o Marselha não quer deixar fugir o comboio da frente e ainda sonha erguer o troféu num campeonato em que os tropeções acontecem frequentemente. Mas, se Bielsa conseguiu fazer com que o seu Marselha se tornasse o melhor ataque, com 62 golos marcados, também é certo que é a equipa dos 4 primeiros que mais golos sofre (34). O jogo não se revela fácil, uma vez que do outro lado está um Bordéus em busca dos lugares europeus. Actual 6º classificado, a 6 pontos do 4º - o rival da jornada - o Bordéus pretende repetir a gracinha de há 3 jornadas atrás, quando recebeu o líder e campeão PSG e venceu por 3-2. Será o Marselha capaz de continuar a conciliar o seu futebol atractivo com as vitórias? A não perder de vista a Ligue 1, um campeonato longe de estar terminado.


Bundesliga,
Borussida M´Gladbach vs Borussia Dortmund:
Sábado, 14:30


A Bundesliga está a ser dominada pelo todo poderoso Bayern e poucas dúvidas existem quanto à revalidação do título. Os 10 pontos de vantagem sobre o Wolfsburgo parecem dar a tranquilidade necessária à equipa de Guardiola. Mas o destaque da jornada vai mesmo para o duelo de Borússias, em que o B. M´Gladbach ocupa um inesperado 3º lugar na tabela classificativa e pretende agarrar-se com unhas e dentes a uma posição fantástica, que lhe permitiria a qualificação para a Champions. Mas para isso, simplesmente não pode perder o jogo desta jornada. E do outro lado o Dortmund, o actual 10º classificado. Sim, o 10º ! E é décimo depois de uma belíssima recuperação que levaram os "amarelos" a sairem da zona de descida. O cenário negro chegou a ser temido mas, felizmente, a qualidade de Aubameyang, Hummels, Kagawa e Reus têm chegado para disfarçar as debilidades existentes. A Europa parece dizer adeus ao Dortmund, mas eles estão dispostos a lutarem até ao fim!
E na Bundesliga, golos não faltam!


Serie A,
Nápoles vs Fiorentina:
Domingo, 14 horas


O 6º classificado da Serie A, o Nápoles, recebe o 4º, a Fiorentina, quando uns meros 2 pontos os separam na tabela. De orgulho ferido, motivado pelo afastamento caseiro do Napoli na final da Taça de Itália, com uma derrota por 1-0 com a Lazio, Higuain e companhia procuram esquecer as derrotas e focarem-se de novo nas vitórias. Rafa Benítez prometeu títulos e bom futebol, mas o que é certo é que o seu Napoles revela-se inconstante e muitas vezes inconsequente. Mas nada está perdido e um quarto lugar é bem melhor que o actual 6º. Mas quem não pretende abdicar da sua posição é a equipa de Florença. Com Salah em grande forma, a equipa "viola" não perde há 3 jogos e já esqueceu o pesado desaire no terreno da Lázio, onde perdeu por 4-0. A não perder este jogo muito interessante, com o rigor táctico e a paixão do Calcio, tão característicos.


La Liga:
Sevilla vs Barcelona:
Sábado, 19 horas.

Desde o empate a zero com o campeão Atlético que o Sevilla não conhece outro resultado que não a vitória. São 5 as vitórias seguidas e a confiança de que o 3º lugar ainda é possível. Do outro lado, o Barça, a magia do futebol moderno e o virtuosismo de Messi. O líder do campeonato sabe que não pode perder pontos, uma vez que tem o Real à perna (ainda para mais logo agora que Ronaldo despertou e vai a jogo!). A equipa de Luis Henrique soube acreditar e ultrapassou o seu velho rival na classificação, distanciando-se ainda mais ao ganhar o El Classico. Em Vigo, na semana passada, mostraram que também sabem sofrer e que o 1-0 de vez em quando é melhor do que a exibição. Um Barça fiel ao seu ADN, mas em mudança. Uma deslocação difícil, é certo, mas os 17 golos sofridos até agora na La Liga, dão razões que sobram para acreditar numa vitória. E depois, claro, há Messi...



Tiago Carvalho


You Might Also Like

0 comentários