O aviso de Ranieri a Mahrez
07:45:00Questionado sobre o suposto interesse do Barcelona em Ryad Mahrez e onde estaria a cabeça do argelino neste momento, Ranieri respondeu de f...
Porto e Sporting: a Alemanha tirou-os do Euro
11:48:00O Sporting ia a Leverkusen enquanto o Porto recebia o Dortmund. Na mala estavam duas derrotas, duas exibições envergonhadas e um acreditar ...
Foto: Getty/Lars Baron |
Agora luta tu, Braga!
Braga - Sion: A trave evitou uma tragédia grega
23:41:00Antes de mais, parabéns ao Braga! Os minhotos arriscam-se a ser a única equipa portuguesa a seguir em frente nesta Liga Europa (esperemos q...
Foto: Lusa |
Sporting - Boavista: 3 pontos, 2 golos e 1º lugar
23:24:00Em Alvalade a bola não rolou como devia (e não foi apenas culpa da relva) mas os golos apareceram e houveram lances interessantes no meio d...
Foto: Lusa |
Perante esta atitude brava e competitiva dos axadrezados, o Sporting demorou a colocar a bola no chão e jogar. Téo foi o primeiro a ter o golo nos pés, livre de marcação e em zona privilegiada para visar a baliza de Mika. O remate foi tão descrente quanto a fé de cada adepto quando ele joga... Pouco a pouco o Sporting fui subindo e encostando o Boavista. Tabelas, triangulações, cruzamentos para a área e Ewerton foi falhando atabalhoadamente o remate. Slimani lutava para superar a marcação.
Até que, no seguimento da marcação de um canto, Ewerton deixa Idris a dormir, antecipa-se a Mika e faz, de cabeça, o primeiro do jogo. Alvalade saltava de tamanha alegria e o brasileiro apagava o desperdício anterior.
Positivo:
- A vitória leonina permite-lhe manter a vantagem e recuperar um trono só seu.
- A atitude positiva do Boavista. Não é só despejar a bola na frente, já procura a baliza e o golo
- Schelotto não é um portento técnico mas correu quilómetros e esteve muito em jogo!
- Ewerton mereceu ser feliz. Fez por isso.
- Anderson Carvalho remou contra a maré e tudo fez para marcar um golo... culpou o poste a sorte e Rui Patrício
- Rui Patrício. A equipa mereceu sofrer um golo mas ele não deixou. E nas redes ele é que manda!
- Teo... um habitué! Desgarrado, pesado, fora de forma e da graças do seu Deus. Desligado do jogo e da equipa.
- Muitas faltas e faltinhas. Como se não bastasse, houve muita bola perdida e pelo ar.
- A relva de Alvalade é mesmo um problema. Tufos atrás de tufos.
Perdeste-te Feyernoord?
05:17:00Perdeste-te Feyernoord? Nas primeiras quinze jornadas do campeonato, os pupilos de G. van Bronckhorst tinham amealhado 37 pontos em 45 p...
Porto - Moreirense: Primeiro o susto depois a vitória
22:23:00Este Porto é masoquista! Depois de começar a perder na Luz, de ter fracassado com o Arouca e ter corrido atrás do prejuízo com o Estoril, o...
Foto: Lusa |
- Os golos! 5 golos num jogo é um factor super positivo.
- A incerteza no resultado e no marcador. Taco a taco, golo a golo, a emoção que todo o adepto da bola adora sentir.
- A atitude do Moreirense!
- O coração do Dragão!
- Iuri Medeiros: No Moreirense é craque. Uma grande capacidade técnica. Pé esquerdo acima da média e uma bela época recheada de golos.
- Stefanovic: não tem sido muito feliz esta época, mas hoje esteve em bom plano. Tudo fez para vender cara a derrota.
- Herrera foi buscar o que muitos davam por perdido. Conclusão? assistiu para golo. De mão beijada.
- Mais uma falsa partida. Começa a ser hábito para este Porto.
- A exibição defensiva. Se na Luz os centrais foram sólidos, hoje tremeram como gelatina. Chidozie vacilou e expõe problemas que não são dele mas sim do clube.
- O árbitro da partida assinalou uma grande penalidade inexistente num momento decisivo. Ao intervalo o Porto coloca-se em "jogo" ou na disputa do mesmo com um castigo máximo por corte do defesa. Foi só bola.
- Longe vai o tempo em que ir ao Dragão era um bicho de sete cabeças! Hoje em dia há golos atrás de golos e disputa-se com firmeza os 3 pontos. José Peseiro tem de corrigir essa fraqueza e construir muralhas no seu castelo.
Paços Ferreira - Benfica: passo a passo rumo à vitória
19:57:00A Mata Real é um campo tradicionalmente difícil, onde as suas dimensões, o futebol praticado pela equipa da casa e a pressão do resultado s...
Fábio Poço/ Global Imagens |
Positivo:
- A resposta encarnada ao deslize do último jogo para a Liga. O regresso às vitórias e aos golos,
- Lindelof foi eficiente e eficaz. Pede-se isso a um central de equipa grande mas surpreende ver um miúdo fazê-lo bem. Às vezes a capacidade e o talento estão dentro de portas.
- Carcela foi meio trapalhão mas meio decisivo também. Soube tabelar, aparecer nos espaços e fez inclusive uma assistência que levou Mitroglou e companhia às gargalhadas. Quando há confiança tudo sai bem,
- Mitroglou e Jonas: a dupla de ataque certa. Um movimenta-se e descobre tabelas e jogadas mortíferas (Jonas e o 1º golo) enquanto o outro sabe ler o lance e fica na zona da frieza à espera da bola para fazer o golo (Mitroglou). A ordem também se altera, mas o resultado é sempre o mesmo - o golo!
- Diogo Jota! Desculpem, mas este miúdo encanta-me e já não é de agora. A Gola já o tinha referenciado no post das maiores promessas da LigaNOS e o que é certo é que ontem ele foi o motor do remendado Paços. Enquanto houve Jota, houve emoção equilíbrio e Paços.
- A decisão que marcou de certa forma este jogo. Jonas, rodeado de adversários e de pernas, faz uso da sua experiência e dá um salto artístico que promove o contacto e induz em erro o árbitro. Num jogo com 4 lances de pedidos de grande penalidade (2 para cada lado), o juiz mandou jogar 3 (e bem) e errou em apenas 1: o do Jonas, aos 45, que daria golo e levaria o Benfica a ganhar para o intervalo.
- Os problemas defensivos do Paços: má articulação entre a defesa e o meio campo defensivo, que impossibilitava a equipa de sair rápido e com qualidade. Quando defendia, notava-se pouca organização. As baixas existem para todos, mas em plantéis de menor qualidade, uma razia tem sempre efeitos mais notados.
Doping no desporto em Portugal, Futebol, Atletismo e Ciclismo
08:51:00Reportagem RTP - Linha da Frente RTP A reter: Redes de tráfico, o atleta não tem que se preocupar com o "doping", ele ap...
Sion - Braga: Suor de guerreiros com estrela Rafa a brilhar
04:32:00Lição de eficácia do Braga em Sion, com a equipa da casa a obrigar Matheus a inúmeras defesas de elevado grau de dificuldade durante toda a...
Os golos de excelente execução de Stojiljkovic e Rafa Silva aproximam os minhotos dos oitavos de final da Liga Europa. O primeiro foi uma autêntica obra-prima de Stojiljkovic, a disparar colocado para a baliza de Vanins depois de um passe longo de André Pinto.
A vantagem atingida ao 13' minuto deixou o Braga algo acomodado, também fragilizado pelas alterações nos corredores laterais que Paulo Fonseca foi obrigado a efectuar para este jogo.
Obrigado a mexer po lesão de Léo Lacroix, o treinador suiço optou pela entrada em campo do endiabrado Assifuah, jogador mais ofensivo e capaz de explorar os erros defensivos da equipa minhota.
Muito perigo rondou a baliza de Matheus durante toda a primeira parte e com alguma felicidade o Braga vai em vantagem para os balneários.
Durante a segunda parte o Sion manteve a toada ofensiva, primeiro assustando o Braga ao 48' minuto com André Pinto a desviar com o corpo uma bola que levava selo de golo e passado cinco minutos a chegar mesmo ao empate. Konaté dançou sobre Boly, ganhando espaço e rematando forte para o fundo da baliza.
O Sion continuou por cima no jogo e Carlitos ficou perto de consumar a reviravolta com um fantástico pontapé livre, safo pelo gigante Matheus.
Contra a corrente do jogo, Rafa Silva a desequilibrar mais uma vez graças a sua velocidade e com um belo remate fora de área faz o 1-2 final. Os helvéticos perderam gás com o golo sofrido.
A partir deste momento o Braga tornou-se uma equipa mais lúcida na gestão do jogo e teve ainda uma oportunidade por Rafa Silva de dilatar o marcador.
Contratempo nos últimos minutos com a expulsão de Vukcevic durante a sua substituição. No entendimento do árbitro o montenegrino atrasou premeditadamente a sua saída do terreno de jogo, mostrando-lhe o segundo cartão amarelo e consequente vermelho.
Apesar da pressão final do Sion, o jogo terminou com uma vitória suada mas muito importante para os arsenalistas, dando não só um grande passo na qualificação para os quartos de final da competição mas também pontos a Portugal para o Ranking da UEFA.
Rafa Silva tem de ser considerado o melhor jogador em campo e também o melhor jogador deste Braga, com meia Europa de olho nele, mostrou novamente que não é só em Portugal que consegue fazer uso dos seus atributos técnicos e velocidade.
Matheus merece também uma referência, não fossem dele duas intervenções de grande nível e o resultado poderia ser muito bem ser diferente.
NunoReis
Dortmund - Porto: Entrar a perder e sair vencido
00:40:00A deslocação do Futebol Clube do Porto era extremamente difícil. E se o jogo já seria sempre complicado, pior ficou com a senda de ausência...
Foto: Reuters |
- O ambiente em Dortmund! Uma das mais fantásticas uniões entre público e equipa.
- O futebol da equipa da casa. Atraente rápido e bonito.
- A qualidade individual do Dortmund. Reus, Aubameyang, Mikhtaryan e Kagawa, por exemplo.
- A tímida mas suficiente reacção portista ao golo sofrido. Souberam não tremer e evitaram males maiores.
- As baixas e a rotatividade dada por José Peseiro tiraram muito poder à equipa.
- Muitas ausências de valor. Danilo é peça chave neste Porto
- Os problemas defensivos. Quando Layun vai para central é porque algo não está bem
- Entrada completamente a dormir. Passividade total.
- Foi a estreia de Casillas na Liga Europa e o Porto não merecia ficar ligado nesta nódoa na sua carreira.
Sporting - Leverkusen: Um leão mansinho perante alemães ferozes
23:44:00O Sporting apresentou-se em campo com algumas alterações: Jefferson regressava à equipa após lesão, Mané estava no onze e depois haviam Teo...
- o jogo leonino, a opção de rotatividade e a falta de intensidade e querer. Uma equipa apática quando comparada com a que foi apresentada nos jogos com os grandes, internamente, incluindo o Braga.
- Teo! Um desastre. Um peixe fora de água, para suavizar e resumir tamanho desastre.
- Mané e João Mário: pedia-se muito e pouco deram. Mané abusou nas jogadas individuais e virou inconsequente. Aquilani: um internacional italiano com a sua qualidade tem de dar mais, muito mais.
- Ruben Semedo: já tinha cartão e entrou fora do tempo e a varrer. Perdeu a cabeça quando a equipa procurava o coração. Partiu-o ao meio.
- Jorge Jesus: É uma opção e pode dar ou não resultado. Se o Sporting lutar até ao fim pelo título ou se conseguir mesmo ganhá-lo, acertou em cheio. Se ficar por terra terá sempre esta Liga Europa no sapato. Pode mostrar e dizer que o plantel é curto e tem de fazer escolhas, mas no que se cinge à Liga Europa, ela merece um outro Sporting, sob pena de este não merecer esta competição.
- A equipa alemã. Uma equipa adulta, exigente e competente. Uma máquina táctica bem oleada.
- A entrega ao jogo dos germânicos ganhou de goleada e os seus automatismos foram perfeitos.
- Kramer e Bellarabi! Dois internacionais alemães que sabem o que fazem. Desequilibram e têm uma entrega ao jogo acima da média.
Cristiano Ronaldo: E não é que eles não aprendem?!
22:30:004 Botas de Ouro 3 Bolas de Ouro 2 vezes Melhor Marcador da LigaBBVA 1 vez Melhor Marcador da Premier League Recordista de ...
Benfica vs Zenit, 1-0 ganham os tugas!
23:24:00O Benfica conquistou hoje uma vitória importantíssima na primeira mão dos oitavos de final da champions que o leva a acalentar e...
Um desabafo: Fui por amor ao Benfica, não por ódio ao Maxi
21:24:00Este é o meu primeiro texto na Gola e a primeira vez em que escrevo sem ser por motivos profissionais ou em cartas de amor! Não queria qu...
Foto: Lusa |
Maicon no São Paulo: Há momentos que mudam a história
17:16:00Chegou em 2009 ao Futebol Clube do Porto. Conquistou o seu espaço, o respeito e lutou em várias frentes de batalha pelo clube. Venceu vári...
Nacional - Sporting: Tudo fácil e sem bailinho
00:10:00Longe vai o tempo em que a Choupana era de facto um bicho papão. Este Nacional é uma amostra do que já foi e a falta de qualidade individua...
Foto: Lusa |
- A vitória do Sporting, por tudo o que simboliza: o regresso à liderança isolada e 3 pontos de avanço sobre o velho rival.
- A entrada de leão. O golo cedo permitiu desbloquear o jogo.
- O regresso de Slimani aos golos. É outro descanso.
- O regresso às boas exibições de William Carvalho: a ver vamos por quanto tempo...
- Os centrais leoninos: Ruben Semedo e Coates deixaram uma boa imagem e prometem.
- O Nacional da Madeira. Por tudo o que deixou fazer, não fez e também pelo que fez (a maioria do que fez foi asneira)
- A equipa de arbitragem: apesar de não ter tido influência directa no resultado, anulou um golo que parece ser limpo e atribui a penalidade do quarto golo aos leões por um derrube fora da área!
Benfica - Porto: Carácter, golos e tudo em aberto!
22:56:00Sexta feira à noite e a Luz vestia-se de gala para o Clássico. Os encarnados procuravam ganhar e deixar o Porto para trás, com mazelas irre...
Foto: Lusa |
- A abordagem ao jogo das duas equipas. Sentiu-se que não havia receios de perder, apenas vontade de se imporem e jogarem futebol.
- Rui Vitória e José Peseiro jogaram com Lindelof e Chidozie, dois jovens pouco experientes nestas andanças. Erros todos cometem, mas exibições tão positivas poucos fazem. Estes miúdos parecem ter imenso talento.
- José Peseiro na leitura Pré-jogo e durante o Jogo: Apostou no miúdo a central e manteve Danilo no meio. Ganhou o jogo ali. Depois, a maneira como mexeu: de forma cirúrgica e com leituras correctas, mantendo a equipa compacta.
- Danilo! Este miúdo está a fazer uma época incrível e a solidez do Porto passa por aquilo que ele dá. Um pulmão enorme, uma entrega fantástica e um sentido posicional acima da média. Depois o desarme a força, como cabeça de cartaz.
- Salvio e o seu regresso à competição. Não interessa se foi feliz ou não, o que interessa é que 2 operações e tanto tempo depois, o argentino está de volta!
- SAN IKER CASILLAS. Foi durante anos a fio o melhor da Europa e um dos melhores do mundo. E quando questionado pela sua irregularidade e falta de força psicológica, reagiu em força, num jogo dificílimo! A sua exibição foi um hino!
- O desperdício encarnado. Falharam golos atrás de golos e alguns deles desplicentes: Mitroglou tem dois falhanços imperdoáveis.
- A descompensação defensiva do Benfica. O lado direito foi mal apoiado e o Porto aproveitou
- O miolo do Benfica não foi lesto. Samaris e Renato não conseguiram proteger a sua baliza nas acções defensivas como seria devido. Herrera foi aproveitando o espaço e chegou mesmo a marcar.
- As substituições de Rui Vitória não foram felizes. Partiram a equipa e deram ao Porto razões para crescer.
- A entrada de Salvio, há tanto tempo parado, é de facto uma precipitação. Ainda assim foi bonito voltar a ver o argentino.
- A 4ª derrota encarnada com os rivais. Em jogos a doer, com os concorrentes directos, o Benfica perde uma Supertaça, um jogo no Dragão e dois em casa, contra Sporting e Porto. Pelo meio foi afastado da Taça de Portugal em Alvalade. É preocupante mas não decisivo: há muitos jogos ainda pela frente.
Benfica - Porto: Análise e dúvidas a tirar no clássico
14:10:00O clássico à lupa: Hoje, quando a bola começar a rolar no Estádio da Luz, muita coisa estará em jogo. Para o Benfica trata-se de defender...
Pegando no jogo da primeira volta, e numa análise superficial, notou-se que o Benfica teve dificuldades na saída de bola, com o Porto a fazer uma pressão alta logo desde inicio. Como será que o Porto vai jogar? Se pressionar alto como é que o Benfica vai ultrapassar essa pressão? Uma grande curiosidade, tendo em conta os diferentes estados anímicos, a alteração do factor casa e o novo treinador azul e branco.
O Benfica no papel apresentou um 4-2-3-1 mas a defender a equipa organizava-se num 4-4-2. O Porto tentava bascular o centro de jogo rapidamente, para criar espaços para os seus jogadores mais criativos, como Brahimi ou Corona. Aliás, essa tem sido uma das armas mais usadas pelo Porto este ano, o trunfo que Lopetegui tentou usar e que vai perdurando. Será que os azuis e brancos vão procurar mais jogo interior e combinações para desmontar a organizada defesa do Benfica?
O Benfica mesmo a defender com a defesa alta deixava o Porto construir jogo com algum à vontade, tentando nas segundas bolas sair para uma transição ofensiva rápida e mortífera. Será que o Benfica voltará a usar esta estratégia, agora em sua casa? Não me parece. Mas caso o faça, como é que o Porto conseguirá ultrapassar este problema? O Arouca aproveitou bem essas transições, na jornada passada.