Benfica
José Peseiro
LigaNOS
Porto
Rui Vitória
tatica
Benfica - Porto: Análise e dúvidas a tirar no clássico
14:10:00
O clássico à lupa:
Hoje, quando a bola começar a rolar no Estádio da Luz, muita coisa estará em jogo. Para o Benfica trata-se de defender a senda das vitórias, a consolidação do primeiro lugar e a afirmação perante o rival. Quanto ao Porto, terá um verdadeiro teste à sua força anímica, a oportunidade de mostrar a sua fibra e aproximar-se dos lugares cimeiros. Se a equipa de Peseiro está sobre brasas? Está, é um facto. Ao lado do querer ganhar, está o medo de ficar a 9 pontos de pelo menos um rival.
Será um jogo interessante, imperdível, diria. E pensar no jogo do Dragão, da primeira volta, faz-nos ver como as coisas mudam em tão pouco tempo. Ora vamos lá ver as voltas que a vida dá:
Pegando no jogo da primeira volta, e numa análise superficial, notou-se que o Benfica teve dificuldades na saída de bola, com o Porto a fazer uma pressão alta logo desde inicio. Como será que o Porto vai jogar? Se pressionar alto como é que o Benfica vai ultrapassar essa pressão? Uma grande curiosidade, tendo em conta os diferentes estados anímicos, a alteração do factor casa e o novo treinador azul e branco.
O Benfica no papel apresentou um 4-2-3-1 mas a defender a equipa organizava-se num 4-4-2. O Porto tentava bascular o centro de jogo rapidamente, para criar espaços para os seus jogadores mais criativos, como Brahimi ou Corona. Aliás, essa tem sido uma das armas mais usadas pelo Porto este ano, o trunfo que Lopetegui tentou usar e que vai perdurando. Será que os azuis e brancos vão procurar mais jogo interior e combinações para desmontar a organizada defesa do Benfica?
O Benfica mesmo a defender com a defesa alta deixava o Porto construir jogo com algum à vontade, tentando nas segundas bolas sair para uma transição ofensiva rápida e mortífera. Será que o Benfica voltará a usar esta estratégia, agora em sua casa? Não me parece. Mas caso o faça, como é que o Porto conseguirá ultrapassar este problema? O Arouca aproveitou bem essas transições, na jornada passada.
É certo que a realidade é outra, como já referimos supra, ainda assim acredito que Peseiro procure dar uma imagem de atitude e determinação. Os adeptos portistas são exigentes e mesmo nos momentos menos bons, sabem que o Porto é candidato à vitória contra qualquer equipa, em qualquer campo. Acredito que os jogadores tentarão pressionar alto, incomodar os encarnados e mostrarem-se presentes. A ver vamos como será o rumo dos acontecimentos, mas isto meus amigos, é um osso duro de roer!
No que respeita ao Benfica, será uma casa cheia de esperança, um empurrar constante e uma sede imensa de golo. Se os jogadores conseguirão materializar esse favoritismo que carregam? Não sei, talvez essa seja outra dúvida para a qual só o jogo trará resposta. A avalanche de vitórias e golos terá hoje um teste exigente. Tudo dependerá da eficácia, do controlo emocional do jogo e do querer. Rui Vitória está mais seguro e a equipa confiante, isso é um facto, e poderá ser a grande vantagem para esta noite.
Se o Benfica é favorito? Sim, como era o Porto no Dragão. Se a vitória parece certa? Não tenho tanta certeza, clássico é clássico e nunca se pode desprezar o Dragão, mesmo que ande sem a chama de outras alturas.
Um grande jogo em perspectiva, protagonizado pelas duas equipas que mais títulos detêm no nosso futebol. Só por isto já se espera espectáculo!
0 comentários