Guy Roux o Ferguson Francês - 44 anos à frente do AJ Auxerre

Guy Roux, o Ferguson Francês que levou o Auxerre da liga de honra aos campeonatos nacionais, esteve 44 anos à frente do clube: ganhou o cam...

Guy Roux, o Ferguson Francês que levou o Auxerre da liga de honra aos campeonatos nacionais, esteve 44 anos à frente do clube: ganhou o campeonato, provas europeias (Taça Uefa e intertoto) lançou jogadores como Eric Cantona, Laurent Blanc, Djibril Cissé, Philippe Mexès e Bacary Sagna.

Diz-se em Auxerre que sempre que o treinador apanha frio é a cidade inteira que fica constipada! É assim que as pessoas veem o treinador mais carismatico de França.

Segundo dizem, meia cidade de Auxerre pertence a Guy Roux, porque este treinador não é so um dos mais fanáticos defensores do Auxerre, é também o empregado mais bem pago do clube. Desde sempre, o treinador proibiu que qualquer jogador, fosse ele qual fosse, pudesse ganhar mais do que ele!!!

E para este treinador todos os trocos são importantes e nunca gasta dinheiro mal gasto. Uma das provas de que isso é verdade aconteceu numa competição da UEFA (desculpem mas não me lembro qual) contra o Dortmund, onde em pleno jogo, o "velho" (é uma maneira simpática de o chamarem) correu o campo todo para ir buscar uma bola que tinha ido para a bancada e não tinha sido devolvida.
No final do jogo, Guy Roux disse que no dia em que não lhe devolverem uma bola deixa de ser treinador do clube!!!

Foi em 1952, tinha ainda 14 anos quando Guy Roux entrou no Auxerre, sendo então emprestado ao Limoges. Mas como nunca foi um grande jogador de futebol, nunca chegou a profissional.

Com 23 anos voltou ao Auxerre para pedir ao presidente Garaul o posto de treinador. Como na altura não tinha ninguém interessado em treinar o clube, Garaul fez-lhe um contrato a ganhar 600 francos por mês.


Nos primeiro 7 anos, o jovem Guy Roux tentou fazer do "L'AJA" um clube formador, copiando o Ajax no sistema 4-3-3 e metendo esse sistema em todas as categorias do Auxerre.

So em 1970 é que o clube sobe à terceira divisão, chegando depois à segunda em 1974.

Em 1979 o Auxerre sobe à primeira divisão e nesse mesmo ano vai à final da taça de França, perdendo para o Nantes por 4-1.

O ano de 1996 é o ano do apogeu com a dobradinha: taça e campeonato!!!

Agora com 60 e poucos anos, o "velho" Guy Roux, ainda mostra que tem muito a dar ao futebol e dá voz aqueles que dizem que velhos são os trapos!!!!

You Might Also Like

0 comentários