O Mercado Chinês

Já te questionaste sobre as super contratações que tem feito para a liga chinesas? Ramires, Jackson, Montero, Gervinho, Alex Teixeira, Pauli...

Já te questionaste sobre as super contratações que tem feito para a liga chinesas? Ramires, Jackson, Montero, Gervinho, Alex Teixeira, Paulinho, Demba Ba, Asamoah Gyan, Guarin, M. Sissoko, etc.


Eu já e esta é a minha conclusão: 


Será igual à MLS, Qatar Stars ou outra liga do tipo?

Não creio, uma vez que estão a contratar jogadores no seu melhor, com cerca de 28 anos, que podem contribuir técnica e fisicamente, em vez de terem jogadores no fim de carreira, o que pode contribuir para a evolução dos jogadores chineses.

Porque é que estão a dar tanto dinheiro? Estarão a desperdiçá-lo?

Dinheiro é um dos principais fatores, se não o mais importante, por isso a China precisa destes valores para atrair jogadores, uma vez que não tem a Liga dos Campeões com a mesma projeção da Europeia. Por exemplo, o Mónaco quando estava na Ligue 2, também precisou de muito dinheiro para atrair jogadores e como fazem os clubes turcos que não estão na liga dos campeões para atrair jogadores? Dinheiro, Dinheiro, Dinheiro.

Bom ou mau para o desporto rei?

Perguntem ao Chelsea, Macnhester City e ao PSG. Desde que os investidores não estejam só de passagem e não usem o clube como um trampolim para melhores negócios, nem para “lavar dinheiro”, é bom para o desporto. Mónaco e Valência nós estamos atentos ao que vocês fazem!

De onde vem o dinheiro?

A não ser que se tenha vivido dentro de uma caverna nos últimos 20 anos, é facto que a economia chinesa tem crescido e desenvolvido bastante. A China é um dos países mais ricos e que mais se tem desenvolvido recentemente, vejam os investimentos para as modalidades olímpicas e o retorno em medalhas. Aprender e ser influenciado pelos melhores, desenvolver-se sustentavelmente na área, seja no futebol, na economia ou engenharia. São lemas chineses levados a rigor.

Mas porque é que alguém quereria ir para a China!?

Porque não? Especialmente se for a ganhar milhões. As cidades para onde vão têm, ou deverão ter, alguma qualidade de vida e não será um choque assim tão grande como ir para a Ucrânia, Rússia ou até Brasil. Dado que eles estão a receber Milhões e têm acesso a condições diferentes aos que recebem tostões.
Porque não procurar a MLS ou o médio oriente?

O estímulo reside numa estratégia diferente, em vez de contratarem jogadores em final de carreira, que vão dar visibilidade ao campeonato, eles querem acima de tudo criar uma liga competitiva e interessante, com alguns jogadores de nível top e no seu melhor. Mesmo sabendo que vão perder dinheiro a curto prazo, contratando jogadores reconhecidos e no seu melhor, como por exemplo, Ramires, Jackson e Alex Teixeira, que claramente são jogadores de champions league, estão a contribuir para um incremento brutal na competitividade entre eles. Isto é diferente de contratar Pirlo, Kaka Gerrard etc.

Sim, mas eles deviam estar a investir na formação!
E estão, contratar jogadores de champions e investir na formação e academias não é incompatível, especialmente se for na China. Eles estão a investir em cerca de 20 000 a 50 000 academias e escolas de futebol no país, criando infraestruturas e redes de scouting adequadas para garantir que o próximo ballon d’or será nascido na china. http://www.ctvnews.ca/world/china-s-soccer-goal-football-academy-set-sights-on-world-cup-wins-1.2409207

Qualquer das maneiras eu preferia jogar uma vez na Champions League do que toda a vida na Super Liga Chinesa.


Ok, e daqui a 10 anos? Se tiveres a oportunidade de garantir estabilidade, conforto financeiro para ti e para a tua família por jogares 3/4 anos na China? Que farias tu? Dá que pensar…


You Might Also Like

0 comentários